Ciência e inovação estarão à disposição do público na Casa da Embrapa durante a Tecnoshow Comigo 2016

Engenharia genética de plantas é tema de palestra e exposição no decorrer do evento, que começa nesta segunda-feira (11/04) em Rio Verde, GO

11.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

O passado e o futuro da agropecuária no Brasil estarão juntos na Casa da Embrapa durante a Tecnoshow Comigo 2016, no período de 11 a 15 de abril, em Rio Verde, GO. Quem visitar o espaço, vai conhecer um serviço inédito que está sendo oferecido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (unidade da Embrapa localizada em Brasília, DF). Trata-se da conservação de raças comerciais de interesse zootécnico no Banco Genético mantido pela Unidade, em Brasília. Essa é a primeira vez que a Embrapa abre seu Banco, que é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo, para criadores particulares conservarem seus materiais genéticos (sêmen e embriões) sem custos. Quem quiser saber mais sobre esse serviço, pode visitar a Casa da Embrapa, onde a tecnologia estará exposta e também será tema de palestra no dia 13 de abril, às 10 horas, a ser proferida pelo pesquisador Alexandre Floriani.

Palestra sobre biotecnologia vegetal: do laboratório ao campo

A engenharia genética de plantas também será tema de palestra no dia 13 de abril, às 11 horas, no auditório 1 da Feira. O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Francisco Aragão vai apresentar o tema “Desenvolvimento de plantas transgênicas: do laboratório para o campo”. Aragão vai enfocar casos de sucesso obtidos pela Embrapa nessa área, especialmente o do feijão transgênico resistente a pior doença do feijoeiro: o mosaico dourado.
O feijão é resultado de mais de 10 anos de pesquisa e é um marco para a ciência brasileira, pois foi a primeira planta transgênica totalmente produzida por uma instituição pública de pesquisa.
No Brasil, o mosaico dourado está presente em todas as regiões produtoras de feijão e, se atingir a plantação ainda na fase inicial, pode causar perdas de até 100% na produção. Segundo estimativas da Embrapa Arroz e Feijão, os danos causados pela doença seriam suficientes para alimentar de cinco a 10 milhões de pessoas.
A variedade geneticamente modificada (GM) garante vantagens econômicas e ambientais, com a diminuição das perdas, garantia das colheitas e redução da aplicação de produtos químicos no ambiente.
Além disso, o feijão transgênico é um exemplo significativo de impacto social e alimentar do uso da engenharia genética em nível mundial. No Brasil essa é uma cultura de extrema importância social, já que é produzida basicamente por pequenos produtores, com cerca de 80% da produção e da área cultivada em propriedades com menos de 100 hectares.
O pesquisador vai falar também sobre outras plantas transgênicas com características de interesse agronômico em desenvolvimento na Embrapa.


Serviço:

Palestras da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na Tecnoshow Comigo 2016:

- “Banco Genético da Embrapa: conservando as raças que formaram a pecuária nacional”
Data: 13/04
Hora: 10 horas
Local: Casa da Embrapa

- “Desenvolvimento de plantas transgênicas no Brasil: do laboratório para o campo”
Data: 13/04
Hora: 11 horas
Local: Auditório 1

Mais informações sobre as tecnologias da Embrapa à mostra no Tecnoshow Comigo 2016 estão disponíveis na página do evento no Portal da Empresa no link: https://www.embrapa.br/tecnoshow-comigo

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024