Agência paulista estuda indicadores econômicos e ganhos com porta-enxertos no café arábica
Estudo da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios compara cultivares enxertadas e não-enxertadas na microrregião de Marília (SP)
Este final de semana deve ser de bastante chuva em vários Estados do país, com destaque para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
É esperado um volume de chuva em torno de 100 mm/24h, sobretudo no sul e zona da mata de Minas Gerais, serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, Costa verde e região serrana do Rio de Janeiro.
As instabilidades ganham força já na madrugada desta sexta-feira (18) com tempo potencialmente severo no extremo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e, sul do Mato Grosso do Sul.
Ao longo do dia, as instabilidades mais intensas avançam para o restante do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, sul do Mato Grosso e de Goiás, Triângulo Mineiro e, interior de São Paulo, podendo, inclusive, ser na forma de uma linha de instabilidade, onde células de tempestades se agrupam e se deslocam como um sistema único em alinhamento e velocidade.
Também estão previstas rajadas de vento acima de 60 km/h, muitas trovoadas, com potencial para queda de granizo, principalmente para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país à medida que uma área de baixa pressão (cavado), relacionada ao ar frio nos níveis médios da atmosfera, se amplifica.
O Inmet ressalta que este sistema ajuda a canalizar umidade, instabilizar a promover chuvas significativas e, eventualmente, rajadas de ventos em grande parte do país, abrangendo uma faixa que vai do norte da região Sul ao sul da Bacia Amazônica e também oeste da região Nordeste.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura