Workshop discute controle de pragas da soja
O presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, e o diretor administrativo, Jânio Olinda, reuniram-se com o presidente da Emater/RS, Mário Nascimento, na última semana, para tratarem da mobilização das caravanas de produtores para o Frutal Cone Sul.
O evento será realizado em Bento Gonçalves/RS, de 5 a 7 de novembro, no Parque da Fenavinho.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário, através de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm, está disponibilizando R$ 150 mil para a realização de 63 caravanas, proporcionando que cerca de 2.520 produtores participem dos cursos, palestras, seminários e feira, durante os três dias do evento.
Bringel destacou a importância da Emater/RS-Ascar na mobilização e divulgação da programação técnica do Frutal Cone Sul junto às comunidades rurais. “É uma oportunidade única de qualificação e de debates sobre as demandas de cada cadeia produtiva. E a Emater tem um papel importante de incentivadora dos agricultores a participarem”, ressaltou.
O presidente da Emater/RS reafirmou o compromisso de divulgação e mobilização do público alvo. “Estamos empenhados em proporcionar a participação de um grande número de agricultores nos cursos e seminários de qualificação”, garantiu Nascimento.
Representações municipais
As movimentações para a construção das caravanas de produtores se estenderam também aos municípios da serra gaúcha. A comitiva do Frutal Cone Sul, formada pelo presidente e o diretor administrativo do Instituto Frutal e pela coordenadora do Frutal Cone Sul, Madalena Borba, reuniu-se com o secretário de agricultura de Veranópolis, Moacir Mazzarolo, e com o supervisor regional da Emater/RS-Ascar, Edson Bonatto.
Mazzarolo confirmou o apoio do município para mobilizar os produtores a participarem do evento. “Com o acesso a novas tecnologias e produtos diferenciados, os agricultores sentem a necessidade de melhorar sua produção. É isso que um evento como o Frutal Cone Sul proporciona”, considera o secretário da agricultura de Veranópolis. Ele já esteve em edições do Frutal em Fortaleza e reconhece a importância do evento na região norte do país.
Madalena Borba também participou do encontro de dirigentes de sindicatos dos trabalhadores rurais em Antônio Prado divulgando o Frutal Cone Sul. Estiveram presentes representantes de 22 municípios da região. Madalena entende que o envolvimento com essas lideranças coloca em pauta a preocupação constante de profissionalizar a fruticultura e a horticultura em uma das regiões que mais empreende nessas áreas. “Nossa pauta técnica foi desenvolvida com foco no produtor e os presentes no encontro reconheceram a relevância dos temas propostos”, observa a coordenadora do Frutal Cone Sul. A programação técnica do evento conta com 29 temas. Para atender essas demandas, estarão envolvidos em torno de 200 especialistas nas diferentes áreas a serem abordadas.
O Frutal Cone Sul é uma realização do Instituto Frutal, da Frente Parlamentar da Fruticultura do Congresso Nacional, do Governo do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Bento Gonçalves. O evento também conta com a parceria de mais de 30 instituições de pesquisa, ensino e extensão e instituições representativas do setor.
O QUÊ: Frutal Cone Sul
QUANDO: de 5 a 7 de novembro de 2009
ONDE: Parque de Eventos da Fenavinho, em Bento Gonçalves
HORÁRIO: das 8h às 21h
INSCRIÇÕES: pelo site
ou na Av. Fernando Ferrari, 1001, Sala 7, Porto Alegre/RS.
*Os cursos e palestras técnicas, seminários setoriais, painéis e oficinas acontecerão em horários distintos. Essa consulta pode ser feita pelo site
.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Frutal Cone Sul - 51 2111 6691 /
/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura