Resistência de lagarta à soja Bt preocupa produtores de MS
Plantio de refúgio é a principal ferramenta dos programas de Manejo da Resistência a Insetos (MRI), sendo eficaz em não permitir ou retardar o aparecimento de resistência em pragas
De 14 a 16 de fevereiro, a Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS, recebeu a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Segundo dados da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), promotora do evento, cerca de 13,5 mil pessoas circularam pelo espaço durante os três dias, além do público presente na programação on-line.
Durante o tradicional ato de abertura da colheita, na tarde do dia 15, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira, falou sobre as oportunidades para o agronegócio brasileiro a partir da demanda mundial de alimentos. E valorizou o papel da pesquisa no crescimento sustentável do setor, destacando iniciativas que envolvem a empresa, como o Programa Duas Safras, que atua para promover mais safras ao ano e ajudar a consolidar o produtor com perfil multissafra.
“Hoje, uma das principais fronteiras agrícolas está aqui, no Rio Grande do Sul, as terras baixas, conhecidas como terras de arroz. Tecnologias transformam sonhos em realidade. E esse evento está sendo realizado aqui, na ETB, que há 80 anos realiza pesquisas para o agroecossistema de terras baixas. Onde encontrar tecnologias? Comecem por aqui!”, disse.
Realizado na lavoura Breno Prates, o ato contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, do presidente da Federarroz, Alexandre Velho, e de representantes de entidades do agronegócio e de diversas autoridades e parlamentares. O evento é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS e patrocínio Premium do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).
Neste ano, foram expostas tecnologias de sete Unidades, representando quatro estados: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Trigo. No campo, a participação ocorreu em duas vitrines, que integraram os roteiros técnicos guiados.
Na vitrine de grãos, cinco cultivares de arroz e o comparativo entre o cultivo de soja e milho em sistemas não-irrigados e irrigados com o sistema Sulco-Camalhão. Já nas vitrines voltadas à pecuária, parte dos roteiros multissafra, mais de vinte cultivares e estratégias para produção de pasto ao longo de todo o ano.
A participação também contou com estande institucional, onde foram realizadas cerca de quinze palestras, divididas em três painéis, ligadas à temática da edição deste ano: “Arrozeiros como produtores multissafra.” As atividades foram realizadas de forma presencial e on-line, pelo canal do Terra Sul no YouTube.
O estande ainda teve espaço reservado para um balcão de negócios, por meio de um portfólio de sementeiros, para demonstrar oportunidades aos produtores a partir do uso dos materiais desenvolvidos pela Embrapa. E contou, também, com apresentação e degustação da cultivar de arroz recentemente lançada, BRS A706 CL, na forma de um prato típico do RS, o carreteiro.
E, além da programação institucional, representantes da Gestão e diversos pesquisadores palestraram e integraram painéis na programação oficial do evento, também realizada presencialmente, no auditório principal, e transmitida on-line. A participação completa da Embrapa pode ser conferida neste link.
Na manhã do dia 16, houve ainda inauguração de uma galeria de ex-coordenadores da ETB. A intenção foi homenagear a história e trajetória do espaço, que neste ano completa 80 anos de pesquisas em frentes como pecuária e produção de grãos em terras baixas. “Esta Estação tem uma história de passado, presente e futuro e agradecemos aos coordenadores-técnicos anteriores por permitirem a construção desta história chegar até os dias de hoje”, afirmou Pedroso.
Também no dia 16, a equipe de pesquisa lançou a versão IOS do Aplicativo Planejarroz, disponibilizado nas versões web e Android em 2020. O momento contou com apresentação técnica do pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Silvio Steinmetz, e do professor da Universidade de Santa Maria (UFSM), Nereu Streck, além de falas de representantes das empresas parceiras no desenvolvimento da ferramenta: UFSM, Irga e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Plantio de refúgio é a principal ferramenta dos programas de Manejo da Resistência a Insetos (MRI), sendo eficaz em não permitir ou retardar o aparecimento de resistência em pragas