Centro-Oeste se une em campanha de incentivo à venda de gado à vista

09.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Venda de gado somente à vista e para indústrias que não estejam devendo produtores rurais. Este é o mote da campanha que está sendo lançada em três estados do Centro-Oeste. Em Goiás, o lançamento é nesta quarta-feira (10/06).

A campanha é uma iniciativa das Federações de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Mato Grosso (Famato) e Mato Grosso do Sul (Famasul) para conscientizar os pecuaristas de que é preciso mudar as formas de comercialização com a indústria.

A campanha "Gado Só à Vista" será realizada simultaneamente pelos três estados que estão no topo do ranking nacional de produtores de carne. Em Goiás, a Campanha será lançada nesta quarta-feira, 10, às 9 horas, em coletiva à imprensa na sede da Faeg em Goiânia (Rua 87 nº 663, Setor Sul).

Na ocasião o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner dará detalhes sobre a Campanha no Centro-Oeste e sobre a atual situação dos pecuaristas em Goiás. Também participam do lançamento da Campanha "Gado Só à Vista" o presidente do Fórum Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Faeg, José Manoel Caixeta Haun, o vice-presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Ricardo Yano e representantes de associações de produtores e criadores.

A decisão do lançamento da campanha foi tomada após reunião organizada pela Faeg, em Goiânia, no último dia 25 de maio, entre membros de entidades representantes do setor, pecuaristas e Federações do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Semanas antes, em reuniões regionais realizadas pela Comissão de Pecuária de Corte da Faeg, nos municípios de Rio Verde e Goiás para discutir o problema, os produtores credores goianos demonstraram interesse em participar de ações mais fortes para reverter o atual quadro do setor pecuário. Os produtores começaram a restringir a oferta de animais e a indústria sentiu os reflexos do movimento em suas escalas de abates.

Serviço

Lançamento da Campanha Gado só à Vista

Data: Dia 10, quarta-feira

Horário: 9 horas – coletiva à imprensa

Local: Sede da Faeg (Rua 87 nº 662, Setor Sul)

Campanha “Só à vista” já iniciou no MS

Uma mudança de paradigma. É o que propõe a campanha “Só à vista” lançada nesta terça-feira (09/06) pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, a FAMASUL. A iniciativa é parceria com as Federações de Agricultura de Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul conta com apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul e dos sindicatos rurais. O presidente da FAMASUL, Ademar Silva Júnior, lembrou que o momento é delicado e que os pecuaristas que vedem a prazo estão assumindo um grande risco.

Analistas de mercado de todo o País têm apresentado dados comprovando que a situação do grupo Independência, em processo de recuperação judicial, não é isolada e que outros grandes grupos podem entrar em situação de insolvência também por falta de capital de giro.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Acrissul, Francisco Maia, não acredita que os frigoríficos tenham dificuldades para comprar animais à vista e toma como exemplo o caso do Independência, onde somente 10% da dívida do grupo são com os produtores. Além disso, com o pagamento à vista o preço do boi gordo tende a cair e, caso os frigoríficos repassem ao consumidor o consumo pode aumentar.

Em conversa com o presidente da FAMASUL, o presidente da Assocarne (Associação dos Frigoríficos de Mato Grosso do Sul), João Alberto Dias, disse que hoje a maioria dos estabelecimentos de pequeno e médio porte já paga à vista. A entidade representa 22 indústrias de Mato Grosso do Sul – com escalas de abate de até mil animais ao dia. O presidente da Comissão Estadual da Pecuária de Corte, pela FAMASUL e do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro, destacou que entre os pecuaristas a comercialização do gado magro à vista já praxe.

Tanto Ademar Silva Júnior, quanto Francisco Maia enfatizaram que o risco do pecuarista em financiar as indústrias frigoríficas é muito alto. De agosto do ano passado a fevereiro deste a dívida acumulada dos frigoríficos com pecuaristas de Mato Grosso do Sul passava dos R$ 93 milhões, correspondentes a 91 mil cabeças, segundo levantamento do Sindicato Rural de Campo Grande

Na próxima sexta-feira, dia 12 de junho, haverá um encontro de lideranças na FAMASUL com participação de representantes dos 68 Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul. Na ocasião eles receberão informações e passarão a ser multiplicadores da campanha “Só à vista”.

Fontes: Sato Comunicação (67 3320-9728 ou 3320-9729) e Departamento de Comunicação Sistema FAEG/SENAR (62 3096-2208 ou 3096-2248)

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