Cenouras de verão com coloração mais intensa e sabor adocicado

20.02.2014 | 20:59 (UTC -3)

O calor intenso e o excesso de chuvas causam transtornos não apenas na vida das pessoas. A agricultura tem sofrido bastante com os termômetros elevados do verão brasileiro, a exemplo das cenouras, que são prejudicadas principalmente pelo fato de haver pouca variedade disponível para cultivo nesta época no ano. No inverno, as opções são melhores e os produtores podem cultivar híbridos europeus com qualidade elevada.

Pensando em oferecer cenouras de qualidade o ano inteiro – e atender à demanda de consumo de 60% que ocorre durante o verão (segundo dados da Embrapa), a Nunhems, empresa de sementes de hortaliças da Bayer CropScience, traz ao Brasil as variedades Cristiana e Tatiana, desenvolvidas exclusivamente para o clima quente, de dezembro a março.

De acordo com o gerente de Vendas da Nunhems, Vinicius Bueno, são poucas as diferenças entre as duas variedades.

Variedade Cristiana

Ambas apresentam textura mais lisa, ótima qualidade de raiz e folhagem - fundamental para o desenvolvimento da hortaliça -, além de coloração intensa e sabor mais adocicado do que as já existentes no mercado. “A qualidade dessas duas novidades é similar a apresentada por cultivares europeus nos períodos mais frios do ano, o que representa um ganho enorme para o mercado nacional, já que assim podemos ofertar cenouras de qualidade o ano inteiro.”

Bueno ressalta ainda que as cenouras Tatiana e Cristiana demonstram alto índice de resistência à Alternária, doença grave que prejudica o desenvolvimento foliar da planta, reduzindo a fotossíntese. Isso afeta o crescimento da raiz e, em casos extremos, inviabiliza a colheita e comercialização da produção. “Fica muito difícil oferecer uma nova variedade no verão sem que haja resistência eficiente a esta doença, que atormenta os agricultores em todas as estações, especialmente nas mais quentes.”

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro