Métodos de amostragem e níveis de controle de pragas serão apresentados em Dia de Campo sobre Sistemas Integrados

19.02.2014 | 20:59 (UTC -3)

Diante da grande incidência de pragas nas lavouras, sejam elas velhas conhecidas ou novas, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) tem se mostrado como a principal forma de controle. A prática não é novidade para a maioria dos produtores, porém tem sido pouco utilizada, em detrimento do controle químico, que é apenas uma das estratégias no MIP.

Para resgatar o conhecimento sobre o MIP, apresentar algumas novas ferramentas de monitoramento e tirar as dúvidas que possam existir, o tema será um dos destaques do 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados, que a Embrapa e Sistema Famato promovem na próxima terça-feira, dia 25, no Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).

Na estação denominada “Manejo integrado de pragas em sistemas agrícolas: do monitoramento ao controle”, os pesquisadores Rafael Pitta e Fátima Ferreira farão uma abordagem geral sobre o MIP, com ênfase nos métodos de amostragem e nos níveis de controle.

Na primeira parte da apresentação, serão apresentados diferentes tipos de armadilhas com feromônio, luminosas e adesivas. Também serão mostradas formas de avaliação de pragas de solo e a utilização correta do pano de batida.

A segunda parte da abordagem desta estação mostrará os níveis e as formas de controle das principais pragas que afetam as lavouras. Uma das atividades práticas demonstradas exemplificará em uma lavoura de soja os diferentes níveis de desfolha.

Programação e roteiros

A estação sobre Manejo Integrado de Pragas é uma das quatro que compõe o roteiro A do dia de campo, ao lado das estações sobre novas opções de forrageiras para pastagens, agricultura de precisão e sensoriamento remoto e manejo do componente florestal na integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF).

No roteiro B estarão palestras sobre mudança do clima e gases de efeito estufa na agricultura, sistema silvipastoril para a pecuária de leite, bananeira em sistemas agroflorestais e apicultura.

Os participantes do 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados poderão escolher entre um dos dois roteiros no momento da inscrição. Eles também poderão fazer a opção sobre em qual estação gostariam de iniciar o evento. Cada estação terá duração de 40 minutos.

As inscrições serão feitas no local do evento, a partir das 7h30 e são gratuitas. A abertura será às 8h30.

Parceria

O 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados é fruto da renovação da parceria entre Embrapa e Sistema Famato para o desenvolvimento de atividades de transferência de tecnologia em Mato Grosso. A associação das instituições visa aproximar o conhecimento gerado pela pesquisa dos produtores do estado

Ao longo deste ano serão realizados oito dias de campo em conjunto. Além deste em Sinop, haverá eventos em Barra do Garças (15/03), Cáceres (29/03), Santa Carmem (12/04), Marcelândia (17/05), Querência (07/06) e Juara (09/08). No último dia 15, Nova Canaã do Norte abriu o calendário de dias de campo da parceria.

Serviço:

4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados

25 de fevereiro – 7h30 (inscrições) 8h15 (abertura)

Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril – Rod. MT 222, Km 2,5 – Sinop (MT)

Inscrições gratuitas e feitas na hora e local do evento

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro