Avançam perdas na safra de grãos com a estiagem no RS
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), comercializou 3,23 milhões de toneladas de frutas, verduras, legumes, flores e pescados em 2011, melhor resultado desde 1981.
A movimentação de produtos no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) foi 2,37% maior que em 2010. A ETSP movimentou R$ 5,02 bilhões, o valor é 10% maior do que o registrado no ano anterior. A unidade é responsável por 80% do total da movimentação da Ceagesp, com quase 3 mil permissionários.
De acordo com o economista Flávio Godas, da Ceagesp, os setores de frutas e de diversos (cebola, batata, amendoim, coco seco e ovos) foram os grandes responsáveis por este aumento da comercialização. “O clima favorável e o dólar em baixa contribuíram para queda dos preços e uma melhor qualidade das frutas. No caso dos diversos, houve um volume maior de batata e cebola no mercado”.
O setor de frutas liderou o volume de comercialização, com 1,71 milhão de toneladas (53% do total), seguido por legumes, com 827,4 mil toneladas. O setor de diversos aparece em terceiro no ranking (376 mil toneladas), logo após vem verduras (224 mil toneladas), flores (51 mil toneladas) e pescados (39 mil toneladas).
O segmento de flores também apresentou crescimento. Em 2011, foram comercializadas 51,6 mil toneladas, 8% a mais que no ano anterior, movimentando R$ 222,1 milhões, o que representa um crescimento de 16,5%.
O Entreposto da capital recebeu, durante todo o ano de 2011, produtos procedentes de 17 países, 23 estados e 1480 municípios. Ao longo do ano, mais de 25 mil produtores rurais e fornecedores destinaram suas mercadorias ao ETSP.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura