CCAS apoia o Colmeia Viva

Representado pelo Diretor Financeiro, José Otávio Menten, o CCAS acompanhou e celebrou a assinatura do Compromisso 2020 que visa maior convivência e integração entre agricultura e apicultura

27.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Camila Lopes

 O CCAS (Conselho Científico Agro Sustentável) é apoiador do Colmeia Viva, movimento do setor de defensivos agrícolas para estimular a valorização da proteção racional dos cultivos, o serviço de polinização realizado pelas abelhas, a proteção da biodiversidade e o respeito à apicultura. Idealizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal – Sindiveg, o Colmeia Viva lançou seu Plano de Metas até 2020 no último dia 19, em Brasília/DF, em um encontro com os principais representantes do agronegócio do país. 

Representado pelo Diretor Financeiro, José Otávio Menten, o CCAS acompanhou e celebrou a assinatura do Compromisso 2020 que visa maior convivência e integração entre agricultura e apicultura. 

O Colmeia Viva tem a missão de promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir na garantia do direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a apicultura, protegendo as abelhas e o meio ambiente. Manter o equilíbrio deste diálogo, integrando agricultura e apicultura, é a chave para garantir a produção sustentável de alimentos e a proteção das abelhas e do meio ambiente. 

“A coexistência entre agricultura e apicultura é uma necessidade que vivemos atualmente. E o Colmeia Viva visa incentivar esse diálogo para que possamos encontrar caminhos que levem a uma maior sustentabilidade na produção e na proteção ao meio ambiente e às abelhas”, explica Menten. 

Imagem inline 2
Imagem inline 2

Para o cumprimento das metas até 2020, o Colmeia Viva conta com as iniciativas Colmeia Viva MAP (Mapeamento de Abelhas Participativo). A iniciativa de pesquisa com a participação da Unesp e UFSCar para o levantamento de dados sobre a mortalidade de abelhas com um mapeamento inédito dos fatores que contribuem para a perda de colmeias e abelhas no Estado de São Paulo, servindo de base para o plano nacional de boas práticas agricultura-apicultura. Colmeia Viva Plano Nacional de Boas Práticas, um plano de prevenção da mortalidade de abelhas e mitigação de incidentes, baseado na disseminação de boas práticas de uso de defensivos e na formalização do pasto apícola entre agricultores e apicultores. 

Essa disseminação ocorrerá também pelas iniciativas Colmeia Viva EAD, que é uma plataforma digital de ensino à distância que centraliza todo o conteúdo sobre a interação Defensivos-Agricultura-Apicultura-Abelhas, permitindo mais abrangência, mobilidade e agilidade na chegada da informação ao campo e Colmeia Viva Boas Práticas, linha de treinamentos em campo e à distância sobre boas práticas para uma relação mais produtiva entre a Agricultura e a Apicultura. Os treinamentos são exclusivos para agricultores e criadores de abelhas, que podem ser realizados preventivamente ou na mitigação após constatação de incidentes com abelhas.

Além disso, o Colmeia Viva App, ambiente digital para facilitar o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas. Agricultores podem identificar as áreas de sobreposição de atividades agrícolas e apícolas e avisar quando vão ocorrer as pulverizações (aplicadores em uma segunda etapa). Criadores de abelhas podem receber os comunicados de aplicações e saber quais medidas de proteção devem tomar. 

Outra iniciativa é o Colmeia Viva Diálogos, espaço de diálogo aberto, para ampliar a compreensão das diferentes realidades, necessidades e desejos dos agentes envolvidos no tema – apicultores, agricultores, acadêmicos, fabricantes de defensivos agrícolas e governo – de forma a encontrar soluções convergentes e viáveis.  

Há também, o Colmeia Viva Abelhas em Campo, desenvolvimento e disseminação de técnicas amigáveis às abelhas relacionadas à aplicação de defensivos agrícolas e viáveis ao agricultor, levando em consideração os diferentes níveis de dependência de polinização das culturas e consequente nível de envolvimento do agricultor com o tema, o Colmeia Viva Infolab, iniciativa de desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos voltados às abelhas e sua interação com a agricultura e o uso de defensivo e/ou que envolva as abelhas na relação com a agricultura e a biodiversidade. 

E, ainda, o Colmeia Viva Multiplica: Capacitação das equipes de vendas e marketing das indústrias de defensivos signatárias como multiplicadores do Colmeia Viva na cadeia de distribuição e desenvolvimento de conteúdo customizado e prático, para orientação de distribuidores, cooperativas e revendas de defensivos quanto ao uso correto de defensivos e sua interação com as abelhas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025