Abrapa lança livro com números da Cadeia do Algodão
Chongqing Huapont Pharm Co. Ltd. acaba de anunciar um investimento de $ 20 milhões de dólares adquirindo uma participação acionária de 7,5% na CCAB Agro no Brasil (uma empresa do grupo CCAB Participações). Chongqing Huapont Pharm Co. Ltd. (Huapont) e suas subsidiárias são o maior exportador chinês independente de agroquímicos, sendo um grupo de empresas de alta tecnologia focada no desenvolvimento de novas moléculas, processos de síntese inovadores e o desenvolvimento de formulações sob rigorosos controles ambientais para fornecer produtos de qualidade superior para seus clientes.
Nutrichem irá combinar todas estas fortalezas e a transferência de tecnologia desenvolvida pelo seu grupo de cientistas para as instalações de fabricação múltipla em toda a China através de fábricas próprias e de parceiros. De acordo com Zhang Songshan, presidente do Huapont, "Esta transação com a CCAB Agro representa o primeiro investimento da nossa empresa fora da China. Sua natureza altamente estratégica irá alavancar nossas forças em pesquisa e desenvolvimento (R&D) e fabricação no maior mercado de agroquímicos do mundo”.
Songshan Zhang acrescenta que "o Brasil tem um potencial agrícola inegável e mostrou mais uma vez que pode crescer muito mais quando se trata de produção de alimentos, energia renovável, como etanol e biodiesel, ração animal e fibras como o algodão. Consequentemente, há uma tendência de crescimento no mercado de agroquímicos e sentimos que podemos ser um grande player neste mercado".
O presidente do Conselho de Administração da CCAB Participações, Gilson Pinesso, diz que a importância do acordo supera os investimentos. "Esta é uma parceria estratégica que traz o conhecimento que permitirá CCAB avançar com seus planos de crescimento em agroquímicos e outros insumos, atendendo assim as exigências dos nossos produtores e acionistas", diz ele. CCAB Participações é o resultado da união de 16 cooperativas de agricultores brasileiros, que representam uma produção de cerca de $ 10 bilhões de dólares em commodities agrícolas em 2011.
A empresa tem um pipeline de registros existentes e futuros para produtos agroquímicos, e isso lhe permitirá atender a uma grande parte das necessidades dos produtores, no curto e médio prazos com seus próprios produtos ou com aqueles fornecidos por parcerias locais. O mercado de agroquímicos, um dos insumos mais importantes na produção agrícola, é esperado para fechar 2011 com faturamento total próximo de $ 8,0 bilhões de dólares no Brasil. Os membros atuais de CCAB Participações representam cerca de 20% do volume total de agroquímicos consumido no Brasil. “Com a entrada da Huapont e a parceria anunciada em junho último com Louis Dreyfus Commodities, estaremos trabalhando para aumentar a base de produtores em nossa holding, buscando adicionar mais Cooperativas com diversidade geográfica de forma que a CCAB Agro possa atender com suas novas capacidades e parceiros ainda mais produtores rurais” – enfatiza Gilson Pinesso – Presidente Conselho CCAB.
"Este investimento estratégico reúne doutores em Química e os maiores produtores no Brasil possibilitando o desenvolvimento de novos produtos e inovação, que levará ao aumento da produtividade e manejo mais eficientes, fazendo da CCAB Agro não só uma empresa de agroquímicos genéricos, mas o mais importante, uma empresa com capacidades de pesquisa e desenvolvimento "- diz Jorge Moura, diretor executivo da CCAB Agro SA "Vamos trabalhar com nossos dois parceiros, Huapont Chongqing Pharm e Louis Dreyfus Commodities Brasil para construir uma empresa de agroquímicos e insumos agrícolas muito sólida e de alto potencial de crescimento em um dos maiores mercados agrícolas do mundo, trabalhando em melhorias constantes de nossas regras de governança e se preparando para um IPO futuro" - Rogério Haddad, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura