Setor produtivo busca fomentar o agronegócio do arroz em Goiás
Encontro aconteceu na Embrapa Arroz e Feijão
A CCAB Agro inicia os investimentos na área agricultura digital e de precisão. A companhia acaba de fechar parceria com a Geodrone, empresa de pesquisa, monitoramento e processamento de dados digitais em agropecuária, hoje presente em mais de 600 mil hectares de lavouras no Matopiba - Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -, além de Rio Grande do Sul e Goiás. O resultado desse encontro vai se chamar CCAB Digital - Powered by Geodrone e já nasce com fôlego para chegar a todo o território nacional. Os segmentos da chamada smart agri são prioridades de investimentos da companhia, orientada pelos seus acionistas: 21 cooperativas de produtores rurais de alimentos e fibras têxteis. Juntas, elas representam cerca de 55 mil agricultores no Brasil.
De acordo com o CEO da CCAB Agro, Jones Yasuda, a preocupação em buscar soluções para o agricultor conquistar mais produtividade, com redução de custos e de forma sustentável, é uma constante na CCAB. “Não se trata de seguir uma tendência de mercado. Nós prospectamos investimentos realmente relevantes para o acionista, que, ao mesmo tempo, é o nosso cliente”, argumenta. Ainda segundo Yasuda, a escolha pela Geodrone se deu pela comprovada eficácia dos serviços oferecidos, aplicabilidade da tecnologia, e idoneidade do parceiro, hoje baseado no Oeste da Bahia, mas com atuação nos grandes polos de produção agrícola do país.
A sinergia entre a CCAB Agro e a Geodrone foi fundamental na escolha de um projeto para investimento. “Replicamos nessa parceria a mesma lógica usada no registro de produtos. Ouvimos o produtor rural de alimentos e fibras, entendemos as suas dores e buscamos a melhor solução para a sua demanda. Detectamos uma necessidade do agricultor e uma solução tecnológica que já existia, mas estava limitada a um público restrito. Nossa estratégia foi conferir mais robustez à Geodrone, ampliando o seu alcance e capacidade de trabalhar, inclusive em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”, explica, o diretor comercial da CCAB Agro, Emiliano Mellis. As soluções digitais serão comercializadas pela CCAB para sua base de clientes já nesta safra 2019-2020, no Matopiba. A CCAB avaliará a expansão da cobertura dos serviços para outras regiões já para a próxima safra.
O gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da CCAB Agro, Fabio Marques ressalta a ampla aceitação da Geodrone no Matopiba. “Nossa pesquisa detectou uma taxa de aprovação de 97% na base de agricultores-clientes da parceira”, revela Marques. Ele diz que a CCAB vai preservar a identidade da Geodrone, empresa fundada em 2015, empoderando a marca pela associação com a CCAB Agro, hoje a empresa que mais cresce no Brasil em seu segmento. “Nosso cliente terá a ferramenta à mão, de forma customizada. No futuro, pretendemos adicionar novas aplicações à plataforma, de acordo com a demanda dos agricultores. Nosso objetivo é ser validador de tecnologias realmente úteis para o negócio dos nossos clientes”, afirma Marques.
A Geodrone fornece serviços de previsão do tempo e agricultura de precisão, além de modalidades diversas de monitoramento, como o de máquinas em campo, pragas e doenças, voos de drone e agricultura de precisão. O conceito central é baseado em facilidade de acesso, autonomia e na interpretação dos dados coletados. “O processamento das informações e o diagnóstico corretos são a diferença entre uma boa e uma má decisão. A capacidade de dar essa reposta rápida e completa é o nosso diferencial”, explica o empresário e fundador da Geodrone, Ricardo Reis. Segundo ele, a Geodrone conta com uma base de dados formada por uma rede de mais de 3,3 mil pluviômetros na região do Matopiba, e isso potencializa o nível de acerto nas previsões climáticas.
“Quanto mais produtores rurais adquirem o serviço, maior é o armazenamento de dados e o sistema vai ficando mais inteligente. Isso garante repostas mais assertivas para o agricultor”, afirma Reis. A parceria com a CCAB Agro, em sua opinião, vai impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologia e o aperfeiçoamento das existentes.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura