Clima beneficia plantio de milho e soja na safra 2009/10
Cevada, trigo, triticale, aveia branca e aveia forrageira, adaptadas às condições de São Paulo, foram as variedades demonstradas e que estão sendo testadas na Fazenda Ataliba Leonel.
Além disso, foram demonstradas outras culturas e uma mistura destinadas à cobertura de solo, introdução nas pastagens, produção de óleo, alimentação animal, entre outras aplicações. Esses cultivares são desenvolvidos por diversas instituições públicas e adaptados às condições climáticas das diversas regiões do Brasil. O dia de Campo aconteceu no dia 17 de setembro e reuniu técnicos, produtores e estudantes.
Segundo Armando Azevedo Portas, diretor do DSMM/CATI, o trabalho feito com os cereais de inverno visa selecionar os materiais para que sejam competitivos economicamente, agregando valor aos produtos. “Para ser uma alternativa viável de diversificação, a produção tem que gerar renda e precisa de qualidade industrial e quantidade adequada”.
Esse ano foi atípico para a produção de trigo, em virtude da grande quantidade de chuvas houve muita ocorrência de brusone. Foi esse o motivo da presença do coordenador da CATI, José Luiz Fontes. Ele explica que veio para ouvir os produtores em relação ao que a instituição pode fazer para minimizar a perda desse ano e orientar sobre o que pode ser feito de maneira preventiva para o próximo ano. “Nossa ideia é amenizar as perdas para essa safra e montar uma estratégia de atuação para buscar alternativas para reduzir as perdas de recursos para os produtores rurais”.
Na oportunidade, aconteceram também as palestras: avaliação sobre a qualidade industrial do trigo, brusone em cereais de inverno, fenação de culturas de inverno e a utilização da aveia junto ao pastejo rotacionado.
Bruna Fernandes do Nascimento, coordenadora de garantia da qualidade e desenvolvimento da Anaconda Industrial e Agrícola de Cereais, esteve no Dia de Campo para explicar a necessidade de se produzir em quantidade e com qualidade. “Todo o trigo que chega no moinho é analisado e separado por tipo. Isso é que vai mostrar o quanto o produtor vai ganhar e a destinação do produto recebido”.
Sérgio de Salvo, consultor da Bayer CropScience, falou da incidência do brusone em cereais de inverno e ressaltou as providências a serem tomadas, tanto na ocorrência quanto nas providências a serem tomadas para minimizar as perdas na safra seguinte.
Marco Aurélio Factori, da Unesp de Botucatu explicou que algumas culturas de inverno são ideais para feno, muito utilizadas para alimentação de animais. Já Paulo Renato Pegolo, da CATI Regional de Avaré, destacou a importância da utilização da aveia junto ao pastejo rotacionado de capim, principalmente no Projeto CATI Leite – desenvolvendo São Paulo. “Hoje, todos os integrantes desse projeto utilizam essa tecnologia para alimentação do gado leiteiro durante o inverno e que trouxe bons resultados”.
Fazenda Ataliba Leonel:
A Fazenda Ataliba Leonel, localizada no município de Manduri, tem uma área de quase quatro mil hectares, sendo 1.700 ha de reserva natural, 30 ha em açudes e o restante utilizado para produção de sementes, que são direcionadas prioritáriamente para atendimento ao agricultor familiar. 460 hectares são irrigados com pivô central. A área plantada rende anualmente 6.500 toneladas de sementes de milho variedade, trigo, triticale, aveia, soja, feijão, girassol, entre outras, dos mais de 20 tipos produzidos. São dois plantios no ano: o de inverno e o de verão. Se não está plantando, está colhendo. É uma fazenda sempre em movimento.
Suzete Rodrigues e Nathália Sena
CATI - Assessoria de Imprensa
/ fones: (19) 3242-2600 - 3743-3715
Som e imagens: Rodrigo Di Carlo
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura