Agrishow 2015: Expositores levarão lançamentos para elevar a produtividade e reduzir os custos do produtor rural
Foi lançada no dia 25 de março, durante o Seminário Idea, em Ribeirão Preto (SP), uma importante publicação bibliográfica do setor sucroenergético brasileiro: Processos Agrícolas e Mecanização da Cana-de-Açúcar. Com o apoio da Case IH, o livro reúne as melhores práticas entre todas as etapas produtivas, contando com a participação dos principais profissionais, empresários, pesquisadores e técnicos do setor.
Tendo como objetivo registrar de forma oficial as melhores práticas e resultados entre todas as atividades canavieiras, o livro retrata décadas de pesquisa e desenvolvimento por meio de ensaios bibliográficos de pessoas ligadas ao meio. Segundo Guilherme Belardo, gerente de Desenvolvimento de Produto da Case IH, que editou o livro em parceria com Marcelo Tufaline Cassia e Rouverson Pereira da Silva, a ideia surgiu pela necessidade de relatar e disseminar o conhecimento.
"As tecnologias, apesar de amplamente discutidas nos seminários e congressos, foram poucas vezes colocadas no papel na forma de uma publicação, sendo difícil encontrar um livro que aborde todos os processos agrícolas", comenta Belardo. O gerente destaca ainda a importância da difusão de tecnologia teórica aplicada na prática, mostrando resultados positivos, seja em ganhos de produtividade, redução de custos, práticas conservacionistas ou técnicas de mecanização, sempre em busca do aumento de rentabilidade para o setor.
Para Mirco Romagnoli, vice-presidente da Case IH para América Latina, a obra passa a ser uma das primeiras e mais completas referências bibliográficas, reunindo a experiência e o conhecimento dos mais renomados personagens do meio. "Nós, da Case IH, não poderíamos deixar de apoiar essa iniciativa. Tenho certeza de que é uma conquista incomparável para o desenvolvimento, tanto dos profissionais que hoje trabalham no ramo como para as futuras gerações que seguirão com este legado."
Entre os colaboradores que se dedicaram à construção da obra estão alguns que atuam nas principais usinas, empresas e universidades do Brasil, cada um compartilhando bem-sucedidas experiências nas áreas de atuação. Entre as instituições, estão Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP; Universidade Estadual Paulista - UNESP de Jaboticabal e Botucatu; Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR de Araras; Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Instituto Agronômico de Campinas - IAC; Centro de Tecnologia Canavieira - CTC; Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA; Universidade Federal do Ceará - UFC; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS e o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas - PECEGE, grupo de Extensão da ESALQ/USP.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura