Case americano aponta concentração e customização da distribuição de insumos agrícolas no Congresso Andav

27.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Silvia Caseiro

Os revendedores e distribuidores devem ir além das atividades comerciais, atuando como orientadores junto ao produtor rural. No Brasil isto já acontece, mas é no meio-oeste dos Estados Unidos que esse modelo de revenda com atendimento customizado está se consolidando, de acordo com Dave Downey, diretor executivo do Center for Food and Agricultural Business Professor Emeritus – Purdue University – USA. O professore foi um dos palestrantes do I Congresso Andav, que começou ontem, em São Paulo.

Outra tendência que segue firme é a da concentração no meio rural, tanto das propriedades agrícolas quanto dos revendedores e distribuidores. Segundo Downey, metade da produção do Meio-Oeste deverá ser controlada por apenas 6% das propriedades rurais. Há nos EUA 4 mil revendas com cerca de 10 mil unidades . As maiores chegam a faturar 1 bilhão de dólares.

O professor afirmou também que a maneira como os fazendeiros usam a internet em seu país está alterando a comunicação entre revendedores e seus clientes. “É preciso habilidade de coletar informações maciças no campo, e saber como se comunicar com seu cliente”. Da parte dos produtores, ele conta que os fazendeiros hoje cuidam mais dos registros, dos químicos e fertilizantes que estão utilizando. “Essas questões vem em forma de regulamentos e o governo está pedindo para que os produtores cuidem cada vez mais do que estão fazendo”, afirma.

Com pouco mais de duas décadas de existência, a Andav consolidou-se como importante órgão de representação do segmento de distribuição de insumos agrícolas e veterinários.

Presente em todos os estados e em mais de 400 municípios, a entidade conta com mais de mil associados e visa, sobretudo, profissionalizar este mercado por meio de cursos e treinamentos específicos que preparam e qualificam o distribuidor. Exemplo deste esforço é a criação da Uniandav, Universidade Corporativa que, em parceria com empresas, fundações e universidades, oferece cursos de capacitação aos associados da Andav, voltados exclusivamente ao negócio dos revendedores de insumos agrícolas e veterinários, e com foco em gestão empresarial.

Além disso, a Associação oferece suporte jurídico aos associados e trabalha para promover alianças políticas e instituicionais no intuito de solucionar as demandas do segmento e valorizar sua atuação.

Dias 26 e 27 de julho de 2011

Transamérica Expo

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025