CNC divulga balanço semanal
As maiores autoridades brasileiras em irrigação e drenagem iniciam neste domingo (4) a participação no 22º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, no Centro de Convenções e Eventos Pedro Boaretto Neto, em Cascavel/PR. A abertura solene está programada para ocorrer às 19h de domingo (4), com a presença de diversas autoridades, entre as quais o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o presidente da Abid, a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, Helvecio Saturnino, o secretário nacional de Irrigação, Guilherme Orair, o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o diretor-presidente do Instituto Emater, Rubens Nierderheitmann, o diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Fernando e o Coordenador Geral de Infraestrutura Logística da Produção de Departamento de Infraestrutura, Logística e Parcerias Institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Demetrios Christofilis.
Na oportunidade haverá a assinatura da adesão do Iapar ao protocolo de intenção para o desenvolvimento de estudos para a implantação do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás, capitaneado pela Itaipu, juntamente com a Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento industrial, entre outras entidades. Na sequência, Jorge Samek proferirá a conferência de abertura do 22º Conird, com o tema “Recursos Hídricos, Energia e a Agricultura Irrigada”.
O encontro prosseguirá até sexta-feira. São esperados cerca de 600 participantes, entre empresários, produtores, lideranças rurais, técnicos, pesquisadores, professores e estudantes.
Serão explicadas as oportunidades de desenvolvimento com a agricultura irrigada, seus benefícios para a sociedade, desafios existentes e, principalmente, apresentados bons exemplos e as tecnologias e estratégias para melhor impulsionar o setor.
A programação inclui conferências, seminários, oficina e dois dias de campo. Além disso, empresas ligadas ao setor vão expor produtos, equipamentos e maquinários.
A programação será integrada por oficinas e dias de campo. As oficinas ocorrem de 5 a 7 e os dias de campo nos dias 8 e 9, com experiências já colocadas em prática em Marechal Cândido Rondon, São Miguel, Santa Tereza (Iapar) e Foz do Iguaçu.
Para o presidente da Abid, a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, Helvecio Saturnino, o objetivo principal do evento é fortalecer a discussão em favor do desenvolvimento sustentável do agronegócio aliado à agricultura irrigada. O congresso abrirá espaço para os setores científico, tecnológico e produtivo, com a perspectiva de arranjos produtivos e comerciais que proporcionem maior inclusão social, riquezas e oportunidades de negócios.
Segundo Saturnino, o Paraná conta com uma agricultura desenvolvida e um setor privado ativo, além de um sistema cooperativa líder nacional em muitas atividades. “A difusão da irrigação e drenagem proporciona um salto em produtividade por área e diminui os riscos da atividade, aumentando as oportunidades e a capitalização dos produtores, minimizando o risco agrícola”, pontua.
Dentro do 22º Conird, será realizado o Fórum Nacional de Agricultura Irrigada para discussão dos planos diretores de todo o País e para o fomento da troca de experiências, trabalhando em parceria com a Agência Nacional de Águas e o Instituto de Águas do Paraná. O congresso tem a participação direta do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Abid, Abeag, Areac, Crea-PR, entre outras entidades.
Nos dias de campo o transporte será feito por quatro ônibus. No primeiro dia, na quinta-feira (8), haverá uma visita em Marechal Cândido Rondon para conhecer o sistema de pivô central, hidroponia e condomínio ajuricaba – energias renováveis.
No período da tarde, os participantes se deslocam até São Miguel, para conhecer a produção de energia elétrica a partir do biogás e fertirrigação de pastagem com efluente de biodigestor. Em seguida, a comitiva visitará a unidade do Iapar em Santa Tereza para observar as forrageiras de inverno e o sistema de irrigação de pastagens. Na sexta-feira, o dia de campo reserva viagem a Foz do Iguaçu para visita ao Parque Tecnológico de Itaipu e outras atividades.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura