Carrapatos podem causar prejuízos de aproximadamente R$ 4 bilhões na produtividade de bovinos

23.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, com 190 milhões de cabeças de gado (dados IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e os carrapatos são responsáveis por perdas anuais de até R$ 4 bilhões1 na produtividade. A Novartis Saúde Animal, divisão do grupo suíço Novartis, estará presente à 35ª edição da Expointer, que acontecerá em Esteio (RS), de 25 de agosto a 2 de setembro, para falar sobre a importância de combater o carrapato na criação de Bovinos, principalmente na saída do inverno e início da primavera.

Nos meses de junho a agosto, as baixas temperaturas características do inverno causam a morte de milhares de larvas de carrapatos. No entanto, com a chegada da primavera as temperaturas e a umidade se elevam, favorecendo a eclosão dos ovos depositados no solo e a ovopostura das fêmeas de carrapatos que sobreviveram ao frio.

Segundo o veterinário e gerente técnico da Novartis Saúde Animal, Octaviano Pereira Neto, no período de redução da infestação, muitos produtores se descuidam e deixam de adotar práticas preventivas de controle da praga. “Se não forem tomadas as medidas efetivas de combate, muitos prejuízos ocorrerão e as perdas de desempenho vão se refletir no desenvolvimento dos bovinos e na sua reprodução. O final do inverno, ou início da primavera, é o momento ideal para atuar de forma preventiva e eficaz, impedindo que os ovos de carrapato se acumulem no ambiente” afirma o veterinário.

Para conter a proliferação dos carrapatos em bovinos, a Novartis Saúde Animal dispõe de uma arma eficaz, o ACATAK. O medicamento, que é pioneiro no mercado, inibe o desenvolvimento das larvas e ninfas dos carrapatos, quebra o ciclo de vida do parasito e evita a reinfestação do gado, além de auxiliar na redução da infestação da pastagem. A maioria dos carrapatos está no ambiente na forma de ovos e larvas, atingindo o gado somente quando chegam na fase de vida parasitária.

O ACATAK está disponível no mercado brasileiro desde 1994 e já conquistou uma marca de venda de mais de 70 milhões de tratamentos. “Essa conquista reforça a importância e eficácia do ACATAK para os criadores e é motivo de orgulho para a Novartis Saúde Animal, que vem trabalhando firmemente para garantir a saúde desses animais”, ressalta Octaviano Pereira Neto.

O carrapato (Boophilus microplus, Canestrini, 1887) é o principal parasito externo dos bovinos, pois prejudica a carne e couro do animal, e causa sérios prejuízos que podem afetar toda a cadeia produtiva.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025