Cargill anuncia o lançamento de iniciativa para regeneração do solo

Programa ReSolu será apresentado durante a Femec 2024, que acontece de 1 a 5 de abril, em Uberlândia, Minas Gerais

28.03.2024 | 14:43 (UTC -3)
Felipe Fonseca

Durante a sua participação na Femec 2024, maior feira agro de Minas Gerais e que acontece de 1 a 5 de abril, em Uberlândia, Minas Gerais, a Cargill realizará o lançamento do seu novo programa de regeneração do solo: o ReSolu. A iniciativa visa a construção de sistemas de produção mais resilientes e mais eficientes pautados para a melhoria da saúde do solo, e vai oferecer soluções completas aos produtores, com acesso a práticas agrícolas que prometem acelerar e dar escala à agricultura regenerativa no Brasil. 

O ReSolu acontece em duas frentes: conversão de áreas degradadas para a agricultura, por meio do manejo agronômico e agricultura regenerativa, e adoção de práticas sustentáveis em áreas agrícolas já estabelecidas, para melhorar a saúde do solo. Com isso em mente, a Cargill baseia o ReSolu em quatro pilares:

  • A assistência técnica especializada, que apoia o agricultor no desenvolvimento de plano para conversão de pastagem degradada em terra para agricultura ou adoção de manejos agronômicos que promovam melhoria da saúde do solo e do ambiente;
  • portfólio de insumos, oferecendo produtos, tecnologias e serviços que promovam impactos positivos da agricultura regenerativa;
  • finanças verdes, ferramentas financeiras de longo prazo que viabilizam e incentivam a adoção de novas práticas agronômicas e expansão da atividade agrícola sobre áreas de pastagem;
  • mensuração de carbono, que monitora o impacto positivo da implementação das práticas de agricultura regenerativa, mediante mensuração de carbono e saúde do solo.

Ingrid Graziano (na foto), “líder” de Produtos de Sustentabilidade da Cargill para a América do Sul, destaca que o programa busca estimular a prosperidade dos produtores rurais sem deixar de lado o uso da agricultura como ferramenta de geração de impacto positivo no ecossistema. “Seguindo nosso compromisso de ajudar o mundo a prosperar, lançamos um programa que reúne benefícios para o meio ambiente, como a redução de gases de efeito estufa, a conservação de recursos hídricos e o aumento da saúde do solo e da biodiversidade”, diz.

Os produtores rurais que participarem do ReSolu também serão incentivados e remunerados por meio de cashbacks no portfólio de insumos da Cargill. A iniciativa é destinada a produtores do Brasil, com áreas prioritárias no MT, MS, GO e MG. A coleta de dados começa na safra 24/25, a partir de setembro.

Palestra sobre desenvolvimento sustentável e valorização econômica

Durante o evento, será apresentado o projeto Agro+Verde, uma iniciativa do sistema Faemg Senar, realizada por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo e a Cargill. No dia 4 de abril, a partir das 9h, no Sindicato Rural de Uberlândia (Parque de Exposições Camaru), Raphael Hamawaki – Gerente de Projetos de Sustentabilidade da Cargill – fará uma palestra sobre o projeto de recuperação de áreas promovido pela companhia.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024