Caravana Embrapa FertBrasil chega ao Pará

A caravana, que traz especialistas da Embrapa de diferentes regiões do país, vai percorrer os municípios de Redenção, Paragominas e Santarém

12.05.2023 | 14:06 (UTC -3)
Embrapa

O estado do Pará recebe a Caravana Embrapa FertBrasil nos próximos dias 23 e 24 de maio e 6 de junho. A caravana, que traz especialistas da Embrapa de diferentes regiões do país, vai percorrer os municípios de Redenção, Paragominas e Santarém. O objetivo é debater alternativas para enfrentar a elevação no preço dos fertilizantes, assim como capacitar os participantes a incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas.  As inscrições gratuitas estão abertas nos links abaixo.

23/05 - Redenção

24/05 - Paragominas

06/06 - Santarém

Pesquisadores da Embrapa apresentam tecnologias e boas práticas para promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo, diminuir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas.

O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição. Em 2021, o país importou cerca de 89% das 43 milhões de toneladas de fertilizantes consumidas na produção agrícola brasileira. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes. 

A Caravana Embrapa FertBrasil já passou por 34 municípios de diferentes regiões do Brasil levando informações a mais de cinco mil produtores e técnicos rurais. Nas regiões paraenses onde a caravana vai passar, o cultivo de grãos e a pecuária são atividades economicamente importantes e que demandam o uso de fertilizantes e adubos de correção do solo em função das características locais.

"É lógico que nossas equipes não poderão passar por todas as cidades importantes. Por isso, cada polo escolhido terá uma cidade como referência, mas técnicos das outras cidades ao seu entorno serão chamados para participar", explica Paulo Galerani, pesquisador da Embrapa e coordenador geral da Caravana em todo o país.

Agropecuária paraense

A Região Norte produziu em torno de 7 milhões de toneladas de soja em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o Pará é o segundo maior produtor desse grão na região. A cultura da soja demanda o uso de fertilizantes e esses insumos impactam em mais de 40% no custo de produção do grão.

O estado do Pará também se destaca na produção animal, com o segundo maior rebanho do país, quase 57 milhões de cabeças de gado bovino e bulbalino. A atividade, segundo especialistas da Embrapa, também requer o uso de fertilizantes de adubos de correção do solo para a formação de pastos mais produtivos.

Os municípios paraenses por onde a Caravana vai passar se destacam na agricultura e pecuária. O pólo de Redenção, por exemplo, localizado na região Sul do Pará, concentra 29% do rebanho bovino do Estado. Nessa região está o município Floresta do Araguaia, que é o maior produtor de abacaxi do Brasil, e também Santana do Araguaia, que o segundo maior produtor de soja do Pará.

A produção de soja tem destaque no pólo de Paragominas, que é a segunda parada da Caravana. Paragominas é o maior produtor de soja do estado, com quase 600 mil toneladas em 2022, segundo o IBGE. 

A terceira parada da Caravana é no município de Santarém, região que vem crescendo na produção de soja e milho nas últimas décadas. Por estar dentro da zona de convergência intertropical, dispõe de oferta de chuvas suficiente para os produtores colherem duas safras de grãos a cada ano. Já entre os agricultores familiares, os cultivos mais importantes são a mandioca e as frutíferas. 

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro