Obra sobre adubação verde é lançado pela Embrapa com acesso gratuito

Entre os assuntos: conceitos e modalidades da adubação verde descrição e manejo detalhados das espécies, aspectos nutricionais e de fertilidade do solo, aspectos físicos do solo, fitossanidade, uso em várias culturas e em ecossistemas

11.05.2023 | 14:28 (UTC -3)
Embrapa

A 2ª edição do livro sobre Adubação verde e plantas de cobertura no Brasil, em dois volumes, foi editado pela Embrapa, revisto e atualizado e “podem ser considerados os mais completos sobre o assunto no mundo”, afirma um dos editores técnicos dos livros, Oscar Fontão de Lima Filho, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) que, na 1ª edição, era pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS).

A 1ª edição, de 2014, foi impressa e está esgotada. Desta vez, os dois volumes estão disponíveis gratuitamente no site da Embrapa. Os Volumes 1 e 2 de “Adubação verde e plantas de cobertura no Brasil – Fundamentos e práticas” podem ser acessados, respectivamente, pelos links disponíveis aqui  e aqui. O conteúdo do livro é de responsabilidade da Embrapa Agropecuária Oeste e possui cinco editores técnicos e mais de 80 autores de diferentes instituições brasileiras, 26 capítulos e mais de mil páginas somando-se os dois livros.

As publicações apresentam a história da adubação verde, conceitos e modalidades da adubação verde, descrição e manejo detalhados das espécies, aspectos nutricionais e de fertilidade do solo, aspectos físicos do solo, fitossanidade, o uso em várias culturas e em ecossistemas. "Enfim, é uma obra completa, não definitiva, pois o conhecimento só aumenta com o passar do tempo, mas hoje é o estado da arte da adubação verde e plantas de cobertura, escrita por pessoas com alta capacidade técnica e conhecimento", diz Lima Filho.

José Aparecido Donizeti Carlos, outro dos cinco editores técnicos da obra, engenheiro agrônomo e sócio-diretor da empresa Sementes Piraí, diz que os livros têm como diferencial ser um “depósito de todo o conhecimento adubação verde no Brasil de forma totalmente atualizada”. Sobre a adubação verde, ele fala que ela “veio para ficar com resultados significativos no seu uso. E os trabalhos científicos são sempre muito positivos”.

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, a participação de diversas instituições coloca à disposição da comunidade acadêmica, de agentes de assistência técnica e de extensão rural e do público interessado pela ciência agronômica, o estado da arte sobre adubos verdes. “A Embrapa Agropecuária Oeste e as Instituições parceiras esperam com essa iniciativa, contribuir para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade, bem como para o alcance da meta de garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, prevista no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 02 da Agenda 2030 da ONU”, afirma. E lembra que os adubos verdes, quando incorporados aos diferentes sistemas de produção, podem trazer benefícios aos agroecossistemas, com contribuição para a sustentabilidade da produção, considerando-se, principalmente, a menor demanda por insumos.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro