Fendt mostra o Xaver GT, robô agrícola autônomo
Apresentado na Agritechnica 2025, o sistema sem operador executa tarefas repetitivas com alta precisão e baixo impacto ao solo
No próximo dia 26 de novembro, especialistas no manejo da cultura do milho estarão reunidos no Fórum Getap 2025, em Indaiatuba (SP). O evento também marcará o anúncio dos vencedores da 5ª edição do Concurso de Produtividade no Milho Inverno, que reconhecerá os agricultores que alcançaram resultados de excelência e contribuíram para elevar os patamares de produtividade do cereal no Brasil em 2025.
De acordo com o Grupo Tático de Aumento de Produtividade (Getap), as auditorias já foram finalizadas por empresas terceirizadas e certificadas. A edição contou com número recorde de inscrições, com o total de 618 participantes acumulados nas categorias de cultivo irrigado e sequeiro. Agricultores de 12 estados participaram, como Bahia, Maranhão, Sergipe, Tocantins, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Groso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Gustavo Resende Capanema, coordenador técnico do Getap, afirma que as informações geradas com as auditorias auxilia para a criação de um grande banco de dados - um “mapa do milho no Brasil” - que orienta os produtores na tomada de decisões mais assertivas.
As auditorias levaram em conta indicadores estratégicos como produtividade e população obtida, número e peso de grãos por espiga. Segundo Capanema, observou-se um leve atraso na semeadura da safra, mas sem impacto significativo no cronograma produtivo. “Na temporada anterior (2024/25), houve demora no plantio da soja, que encurtou a janela do milho. Ainda aconteceu um volume elevado de precipitações registrado entre janeiro e fevereiro, comprometendo momentaneamente as condições ideais de entrada nas áreas”, explica.
O cenário gerou, inicialmente, uma expectativa de possível redução de produtividade, especialmente nas regiões do Cerrado. No entanto, o Getap destaca que a regularização climática ao logo do ciclo compensou o atraso inicial. “De modo geral, o comportamento climático da safra foi positivo, equilibrando o pequeno descompasso no início do plantio e garantindo boas condições para o fechamento do ciclo produtivo”, conclui Capanema.
Além da premiação dos produtores campeões em produtividade no milho inverno de 2025, no Fórum Getap também haverá a cerimônia de entrega dos troféus aos campeões do concurso edição milho Verão/25, ocorrido em junho.
Complementa a programação a apresentação de Anderson Galvão, idealizador do Getap, que fará uma análise sobre os principais indicadores do setor, expectativas e tendências do mercado para o próximo ciclo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura