Campanha contra a Febre Aftosa acaba na próxima semana no Piaui

19.02.2013 | 20:59 (UTC -3)
Josué Nogueira

A campanha contra a febre aftosa termina no próximo dia 28, último prazo para os criadores de animais bovinos e bubalinos no Piauí vacinarem e certificar o seu rebanho nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). A expectativa é que o Estado supere a meta de vacinação imposta pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Piauí tem mais de 1,7 milhão de bovinos, distribuídos entre 73.100 criadores. Para garantir o selo de área livre, o Piauí precisa vacinar 90% do seu rebanho.

Segundo o diretor da Adapi, Antônio Filho, a campanha deve atingir índices semelhantes às edições mais recentes e garantir os números necessários para o reconhecimento como área livre da aftosa. “Estamos contando com o apoio da maioria dos criadores que, mesmo com as dificuldades da forte seca que atingiu o Piauí no ano passado, estão empenhados em vacinar seus animais. Todos sabem da importância de superarmos essa marca e vamos superar essa etapa”, declara.

Além de proteger o rebanho, a vacinação valoriza os animais e permite a comercialização com todos os estados brasileiros sem nenhum embargo. De acordo com as regras do Ministério, o animal que está numa zona de risco médio ou alto risco não pode entrar em zonas livres, a menos que ele seja colocado em quarentena.

O selo de área livre é importante para a comercialização dos animais. “A vacinação é importante para manter a qualidade dos nossos animais, o selo de área livre de aftosa abre o mercado para negociações em grande escala e com os melhores produtos disponíveis no mercado”, disse o gerente de Defesa Animal, Janílson Lima.

Todo o trabalho de defesa animal e vegetal é custeado integralmente pelo Governo do Estado. Nos últimos anos o investimento foi maciço na contratação de pessoal, aquisição de equipamentos, viaturas e campanhas educativas de vacinação e fiscalização. Para valorizar os profissionais o governador Wilson Martins sancionou a Lei nº 6.309, de 30 de janeiro de 2013, que trata do Plano de Cargos de Carreira e Vencimentos (PCCV) para os servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Paulo Barros

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025