Câmara Técnica debate ações da sociobiodiversidade para agricultoras familiares do Cantão

22.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Elmiro de Deus

O Governo de Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com instituições não governamentais, entidades estadual e federal ligadas ao extrativismo reúnem-se em Divinópolis, Região do Cantão para debater sobre o plano de ação da “Câmara Técnica da Sociobiodiversidade”, para os próximos anos. O encontro acontece nos dias 25 e 26 de junho, no Sindicato Rural da cidade.

A expectativa é reunir cerca de 80 pessoas, entre mulheres agroextrativistas, associações, sindicatos, cooperativas trabalhistas e entidades ligadas ao extrativismo rural da região da APA – Área de Preservação Ambiental do Cantão. A Região é composta por nove municípios: Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte do Carmo e Pium.

Na programação do encontro constam: apresentação do Plano Nacional da Sociobiodiversidade; palestras sobre Serviço de Inspeção Municipal; avaliação das ações e atividades propostas durante o encontro da oficina realizada em Palmas. Na ocasião, técnicos do Ministério explicarão como funciona a aquisição de recursos do Fundo Clima e Chamadas Públicas. E por último serão apresentados os encaminhamentos da Câmara Técnica da Sociobiodiversidade.

Segundo a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, esse encontro se faz necessário para mobilizar as agricultoras extrativistas no tocante aos benefícios social, econômico e ambiental. “É importante que essas agricultoras se organizem, em grupos de trabalho, para que juntas consigam buscar recursos e outros benefícios, possibilitando o acesso às políticas públicas”, enfatizou.

Da reunião participam também: SAAF – Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar, DFDA - Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário, SFA – Superintendência Federal de Agricultura, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MIQCB – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco, CNS – Conselho Nacional dos Extrativistas, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, SIC – Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Sindicato Rural de Divinópolis, Sindicatos e Associações Extrativistas e entidades voltadas para sociobiodiversidade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025