Novo boletim de custos CNA mostra diferenças regionais de remuneração
A Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados tem novo presidente: Arnaldo Passarinho, da Associação Gaúcha dos Vinicultores (Agavi).
Passarinho substitui Hermes Zaneti, superintendente da Cooperativa Vinícola Aurora no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito durante a primeira reunião ordinária de 2010, quarta-feira (10/02), em Brasília.
Na reunião, foi assinado convênio para investimento de R$ 2,9 milhões em capacitação, disseminação de informações e orientações das empresas produtoras de derivados da uva. O Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Vinhos, Espumantes e Sucos de Uva será executado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
“Nos dois primeiros anos serão implantadas técnicas do programa em 100 vinícolas. Posteriormente, o trabalho será estendido para mais de 1.200 empresas, que fabricam e envasam esses produtos no Brasil”, explicou o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani.
Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, a iniciativa vai desenvolver todos os segmentos da cadeia produtiva. “Esse programa vai contribuir para a projeção do setor e ampliação do mercado brasileiro de vinho e de suco de uva, priorizando o aperfeiçoamento da cadeia produtiva”, destacou.
Leilane Alves
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura