Produtores estão usando mais fertilizantes nesta safra, diz diretor do Mapa
A BASF faz, nesta quarta-feira (10/02), o lançamento da pedra fundamental da fundação de sua nova fábrica de metilato de sódio em Guaratinguetá/SP, sua maior unidade produtiva na América do Sul.
A unidade terá uma capacidade de produção anual de 60.000 toneladas e o seu principal objetivo é abastecer o mercado regional. É a segunda fábrica da BASF para este produto, além da já
existente em Ludwigshafen.
O projeto envolverá um investimento de capital na casa de dois dígitos de milhões de euros.
Segundo a empresa, metilato de sódio é um catalisador eficiente e confiável para a produção de biodiesel, que se tornou uma alternativa importante e em evolução para combustíveis à base de diesel nos últimos anos. O biodiesel cumpre com as exigências de fabricantes de motores para combustíveis de alta qualidade.
"Com a construção da nossa fábrica de metilato de sódio nós queremos expandir nossa forte posição a fim de atender à demanda futura de nossos clientes no mercado que cresce cada vez mais rápido para o biodiesel na América do Sul", disse Stefano Pigozzi, presidente da divisão de Inorgânicos da BASF durante a cerimônia.
A BASF prevê que aproximadamente 15% da demanda mundial anual de biodiesel, correspondente a cerca de 30 milhões de toneladas, venham da América do Sul em 2015.
"Este desenvolvimento e o investimento em uma nova unidade produtiva demonstram a importância do biodiesel e o compromisso da BASF com o mercado e esta região. Nosso complexo em Guaratinguetá oferece sinergias com as fábricas e as instalações existentes, assim como vantagens logísticas para operações de importação e exportação para os nossos clientes", acrescentou Dr. Rolf-Dieter Acker, presidente da BASF na América do Sul.
A fábrica deverá entrar em funcionamento a partir do final de 2011.
A legislação brasileira exige que o combustível contenha 5% de biodiesel partir de 2010. A Argentina também tornou obrigatória a adição de 5% de biodiesel em combustível, também a partir de 2010. Outros países da América do Sul possuem legislação semelhante.
Outras informações sobre metilato de sódio e alcoolatos estão disponíveis em
Fonte: BASF
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura