Câmara de Flores quer intensificar trabalho de Análise de Risco de Pragas

10.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A cadeia produtiva de flores no Brasil quer intensificar a Análise de Risco de Pragas.

Durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, na tarde de quarta-feira (09/09), em Brasília, o Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DSV/Mapa) destacou a importância de intensificar este trabalho. O coordenador-geral de Proteção de Plantas, Gutemberg Barone de Araújo, pediu aos presentes que enviassem listas com novos produtos, flores e sementes, que estejam sendo importados por eles. Além disso, o Mapa apresentou uma proposta que possibilita a ação das universidades para tornar mais ágil as Análises de Risco de Pragas.

Outro destaque da reunião no Mapa foi a proposta de Instrução Normativa que deve abordar a produção e a comercialização de sementes e de mudas de olerícolas (hortaliças), condimentares, aromáticas, medicinais, flores e ornamentais elaborada pelo Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Mapa (DFIA/SDA). Os representantes do setor de flores pediram prazo maior para analisar e acrescentar sugestões à proposta. As discussões sobre esta IN devem se estender até o dia 30 de novembro.

No encontro, os participantes também foram informados sobre o processo de discussão que vai adaptar a Instrução Normativa nº 18 à produção de flores. “O setor está contente com a revisão, que está em fase final de aprovação e representa um avanço muito grande”, destacou o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, Renato Opitz. A partir desta revisão, será publicado um novo texto permitindo a realização de estudos e a emissão de laudos para registro de agrotóxicos e afins que devem ser usados especificamente em culturas de flores e ornamentais.

Mais uma conquista para o setor será a integração e harmonização das exigências dos fiscais federais entre os estados na questão da defesa sanitária. A próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais está prevista para o dia 25 de novembro.

Leilane Alves

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025