Ouro Fino fatura três vezes mais do que a estimativa do setor veterinário
Pelo menos um setor – o vitivinícola – está comemorando o calor escaldante que tem feito nos últimos dias no Rio Grande do Sul.
Na Cooperativa Vinícola Garibaldi, a diferença positiva foi verificada esta semana na chegada de alguns caminhões de uvas das 340 famílias associadas. O teor de açúcar (Grau Brix) aumentou dois graus da semana passada para esta.
O presidente da cooperativa, Oscar Ló, explica que o açúcar natural da uva é diretamente responsável pela qualidade do vinho que será elaborado. “Basicamente, o vinho é o resultado da transformação do açúcar da uva em álcool e em produtos secundários”, afirma.
Na Vinícola Perini, de Farroupilha, a uva tinta bordô recebida esta semana apresentou qualidade superior às uvas brancas que chegaram nas semanas anteriores, ainda marcadas pelo excesso de chuva no Estado.
“Sentimos uma mudança positiva. A uva que chegou à vinícola esta semana tem qualidade igual a das últimas duas safras, que foram muito boas”, atesta o presidente Benildo Perini, acrescentando que o grau de açúcar aumentou até 3 graus.
A complexidade do vinho, com seus compostos aromáticos e a concentração das propriedades fenólicas (antioxidantes, por exemplo) estão diretamente relacionadas ao aumento do teor de açúcares da uva.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações (11) 2198-1888
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura