Produtor mineiro prefere investir mais no plantio de soja
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), promoverá nesta semana, em Tóquio, uma apresentação inédita: o Sabor da Safra 2009 – The Taste of de Harvest.
Em sessões de ‘cupping’, técnica com a qual se avalia a qualidade global do café na xícara, 29 amostras poderão ser provadas e os respectivos lotes vendidos diretamente a compradores como torrefadores e donos de casas de café.
Esta apresentação será realizada durante a Exposição e Conferência de Cafés Especiais do Japão, que acontece no Tokyo Big Sight de quarta a sexta-feira (14 a 16/10). “É a primeira vez que a SCAJ, a associação japonesa que representa o setor e promove o evento, abre um espaço assim para um país produtor”, comemora Túlio Junqueira, presidente da BSCA.
A participação brasileira na feira da SCAJ conta com o apoio, pela terceira vez consecutiva, do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Funcafé – Fundo de Defesa da Economia Cafeeira. No estande, que tem como atração uma exposição dos Cafés do Brasil, serão servidos cafés de cada região produtora, preparados em filtro, e diversos blends exclusivos para café expresso. “Além de promover as características e qualidades regionais distintas, queremos mostrar que nossos grãos são a melhor parte dos expressos consumidos em todo o mundo”, diz Vanusia Nogueira, diretora-executiva da BSCA.
No primeiro dia do evento, quarta-feira, o presidente Túlio Junqueira fará uma palestra sobre a produção de cafés especiais no Brasil e as formas de preparo: natural, cereja descascado e despolpado. Os participantes poderão degustar a bebida resultante de cada uma delas. Na quinta-feira, acontece o Sabor da Safra 2009 – The Taste of de Harvest, cuja sessão de ‘cupping’ será aberta pelo classificador e provador Sílvio Leite, da Agricafé, que fará uma apresentação das principais características que marcaram a safra brasileira de 2009.
“A participação em eventos como esse da SCAJ e a oportunidade de realizarmos contato direto com os compradores são fundamentais para a promoção dos cafés especiais brasileiros”, diz Túlio Junqueira, lembrando a importância do apoio do MAPA na realização deste programa. A comitiva brasileira que segue para Tóquio é composta por 20 pessoas, entre produtores e equipe de trabalho.
Mais informações sobre a SCAJ World Speciality Coffee Conference and Exhibition 2009 no site
Fonte: Tempo de Comunicação – (11) 3868-4037
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura