Café: congresso apresenta cerca de 300 trabalhos de pesquisa

27.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

Cerca de 300 trabalhos de pesquisa serão apresentados, esta semana, em Araxá/MG, no 35º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.

O Congresso, que acontece até sexta feira (30/10), também contará com a realização de três seminários, o lançamento de um livro sobre irrigação em cafezais e de um dia de campo na Fazenda Experimental da CAPAL. Em Araxá estarão reunidos, para apresentar e discutir as últimas novidades tecnológicas, equipes de pesquisadores de diferentes instituições do país, difusores de tecnologia, profissionais da assistência técnica, e, ainda, produtores e autoridades ligadas ao setor.

Serão apresentados trabalhos sobre os diferentes setores da cultura cafeeira, tais como doenças e pragas, sistemas de plantio, nutrição, tratos culturais, fisiologia, colheita, preparo e qualidade do café, além de estudos sócio-econômicos, agricultura de precisão e certificação.

Os seminários, realizados sempre no fim da tarde, visam discutir os temas mais aplicáveis à cafeicultura regional. No primeiro será discutida "a moderna cafeicultura dos cerrados", com palestras de Francisco de Assis, da Caccer, que fará um diagnóstico sobre a cafeicultura nesse ecossistema, e Roberto Santinato e André Fernandes, que falarão sobre nutrição e irrigação racionais para as lavouras do cerrado.

O segundo seminário abordará o tema "a poda no manejo de cafezais," com palestras de José Braz Matiello, que falará das finalidades das podas no manejo, e Alisson Villela e André Garcia que discutirão a época e modo de podar e o uso da poda para safra zero.

No terceiro seminário o tema é "novas variedades de café", sob coordenação do pesquisador da Embrapa Café Carlos Henrique Carvalho e a participação dos pesquisadores Luis Carlos Fazuoli e Gladiston Carvalho, apresentando as mais novas variedades de café.

Para Matiello, da comissão organizadora, após 35 anos de trabalho em prol do desenvolvimento tecnológico da cafeicultura, "o Congresso continua se renovando a cada ano, e o ânimo que os técnicos vêm demonstrando na apresentação dos trabalhos parece embalado pela própria bebida – o café – que, como se sabe, é estimulante e revigorante".

Jurema Iara Campos

Embrapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025