Emater/RS-Ascar descobre tomateiro com mais de três quilos em Sarandi/RS
A C.Vale conseguiu elevar em 17% seu faturamento em 2012 apesar da forte quebra da safra de verão e de dificuldades na avicultura e suinocultura. A receita total da cooperativa alcançou R$ 3,23 bilhões, em grande parte devido aos resultados da safrinha de milho, que combinou boas produtividades com preços altos. Ao apresentar o desempenho da C.Vale, durante assembleia nesta sexta-feira (8), em Palotina, o presidente Alfredo Lang usou o futebol para fazer uma comparação. “Nosso desempenho em 2012 foi como o de um time de futebol que começa a decisão do campeonato perdendo, mas vira o jogo e conquista o título”, afirmou.
O recebimento de soja, carro-chefe da cooperativa, caiu quase 24%, totalizando 17,8 milhões de sacas. No total, a C.Vale recebeu o equivalente a 43,8 milhões de sacas de 60 quilos em 2012. A produção de frangos, suínos e de mandioca cresceu. A cooperativa fechou 2012 com 13.793 associados e 5.644 funcionários.
Outro ponto destacado por Lang na assembleia foram as sobras. Apesar dos problemas climáticos com a soja e de mercado envolvendo aves e suínos, o valor a ser distribuído aos associados cresceu e chegou a R$ 21,8 milhões, aí contabilizados também juros sobre capital social e pagamento a sócios-jubilados. O pagamento começa na quarta-feira, dia 13.
Entre as lideranças que prestigiaram a AGO, estava o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovki.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura