Bunge adquire controladora do TGSC

Compra de 100% das ações da Sagah Administração e Participações permitirá à empresa norte-americana controlar terminal de granéis em Santa Catarina

13.10.2023 | 16:30 (UTC -3)
Cultivar

A Bunge está exercendo a opção de compra de 100% das ações da Sagah Administração e Participações S.A., que detém 100% das ações do Terminal de Granéis de Santa Catarina S.A. (TGSC). Seu objetivo é ampliar a capacidade de escoamento de granéis sólidos de origem vegetal no Estado de Santa Catarina. As empresas não forneceram mais informações sobre o assunto.

Sabe-se, contudo, que a Bunge atua nos setores de agronegócio e de alimentos, principalmente na originação de grãos, no processamento e na comercialização de commodities agrícolas, na comercialização e industrialização de cereais a granel ou embalados, de sementes oleaginosas, produtos alimentícios e serviços portuários. A pessoa jurídica brasileira é controlada pela Bunge Limited, sociedade de capital aberto com sede nos Estados Unidos da América

Por sua vez, a Sagah é uma sociedade anônima de capital fechado. Atua como holding patrimonial e pertence ao Grupo ARO. A Sagah detém a integralidade das ações emitidas pelo TGSC.

Por seu turno, o TGSC é uma sociedade anônima de capital fechado constituída para operar um Terminal de Uso Privado (“TUP”) focado na exportação de granéis agrícolas (especialmente milho, soja e farelo de soja) em São Francisco do Sul (SC). O início de suas atividades está previsto para o segundo semestre de 2024.

Conforme informações da própria empresa, o TGSC contará com berço exclusivo que possibilitará a atracação de navios do tipo Capesize (dwt), de até 125 mil toneladas. Em sua primeira fase, terá estrutura para movimentar até 6 milhões de toneladas por ano.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro