Brasil precisa investir na logística do agronegócio

24.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Gargalos logísticos e de armazenagem têm prejudicado o setor agrícola, com destaque para as produções de soja, milho e algodão. Por exemplo, enquanto na China cerca de 8,3% do PIB é direcionado para investimentos logísticos, o Brasil investe apenas 1,7% do PIB no setor, montante notadamente insuficiente, especialmente se considerada a pouca eficiência na gestão dos recursos.

No próximo dia 31 de julho, no III Congresso Andav, Marcos Jank, sócio-diretor da Plataforma Agro, ministrará palestra sobre os cenários e tendências do agronegócio, com ênfase no mercado de grãos e os impactos da logística agrícola. Com patrocínio da Golden Cargo, a apresentação acontecerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O déficit em armazenagem no Brasil é uma das maiores preocupações do setor do agronegócio. De acordo com Jank, para armazenar a totalidade da safra de grãos (hoje o índice é de 77%), a área de armazenagem para soja e milho no Brasil necessitará de R$ 28,7 bilhões em investimentos no período de 2013 a 2023. Esse montante é calculado com base no valor de R$ 1,5 milhão utilizados para construção de um silo metálico de 6 mil toneladas, com toda a obra civil e elétrica.

Informações sobre o III Congresso Andav podem ser obtidas no www.congressoandav.com.br e/ou no telefone (11) 3893-1300 - Ramal 249.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro