Produção de fertilizantes tornou-se estratégica
O Brasil participa da maior e mais importante feira internacional de produtos orgânicos, a Biofach Nuremberg (16 a 19 de fevereiro), com seis empresas associadas ao Projeto Organics Brasil, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento), que promove os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional.
Das empresas associadas ao Projeto Organics Brasil, participam como expositoras na Biofach Nuremberg: MN Própolis (mel), Triunfo (chá mate), Natural Fashion (confecção em algodão), Rio de Una (legumes), Art da Terra (bijouterias em capim dourado) e Nutribotânica (acerola).
“Com a economia mundial aquecida e produtos com maior valor agregado, as perspectivas são de bons negócios e de um aumento de 20% em relação ao ano passado, que resultou em US$ 6,2 milhões em exportações para mais de 25 países”, explica Ming Liu, coordenador executivo do projeto Organics Brasil.
Ainda no espaço do Projeto Organics Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa com 10 cooperativas produtoras de açúcar mascavo, cachaça, café, guaraná, cacau em amêndoa, castanha e umbu.
O ano de 2010 foi muito bom para as 72 empresas associadas ao Organics Brasil, que totalizaram exportações na ordem de US$ 108,2 milhões. “Este resultado representou um crescimento de 130% em relação a 2009. Desse total, o setor de alimentos representou 96% com destaque para: açúcar, polpas de frutas (açaí, acerola e laranja), mel, castanhas, e produtos industrializados como os derivados de frutas, grãos e café”, complementa Ming Liu.
Vera Moreira
Assessoria de Imprensa
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