Boviplan reestruturará na Bolívia projeto de gado elite e de produção de touros

25.02.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Cabaña Los Buhos, localizada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, que desenvolve a criação de animais elite da raça Brahman, Nelore Padrão e Nelore Mocho, acaba de contratar a Boviplan para uma reestruturação de seu projeto de gado elite e produção de touros.

O projeto de touros é desenvolvido em Guarayos, outra propriedade que também fica no departamento de Santa Cruz.

Na Cabaña Los Buhos o trabalho da Boviplan estará focado na nutrição e manejo dos animais, pois a genética do rebanho já é muito boa, afirma André Aguiar, sócio-consultor da Boviplan e técnico responsável pela reestruturação do projeto da Los Buhos e que há 10 anos atua naquele país. Segundo o consultor da Boviplan, inclusive uma remodelação das instalações do gado elite será implementada, a fim de melhor atender ao novo projeto. “O bem estar é fundamental para que os animais expressem o seu real potencial genético para ganho de peso”, explica o consultor.

O objetivo da Cabaña Los Buhos é colocar seu rebanho entre os três melhores do ranking boliviano, colocação que pode ser almejada, pois de acordo com André Aguiar o rebanho da Los Buhos está entre os melhores da Bolívia e, com os ajustes que serão feitos no manejo da nutrição, ele afirma ter certeza de que nas próximas exposições o plantel da Los Buhos vai dar muito trabalho às demais cabañas.

Justamente por conta da qualidade de seu rebanho, a Los Buhos também produz touros que são vendidos entre os pecuaristas de diferentes regiões. “O projeto de produção dos touros, que é feito em outra propriedade, na região de Guarayos, também será incrementado, lá iremos promover mudanças no manejo dos animais, na suplementação a pasto e também no manejo das pastagens, intensificando a produção através da implementação de rotacionados”. André conta com a intensificação das pastagens para aumentar o rebanho de matrizes na propriedade e com isso a venda de touros. “Em três anos, graças ao manejo intensivo das pastagens, iremos aumentar em 100% a venda de touros, utilizando a mesma área de pastagens atual”.

A região de Santa Cruz é conhecida pela sua excelente fertilidade do solo, possibilitando desempenhos em manejos intensivos de pastagens e, por isso, com custos bem menores do que no do Brasil. No entanto, segundo André, diferentemente dos outros projetos implementados naquela região, o incomum no caso do projeto da Los Buhos está na distribuição de água por rodas d'água. “Em geral a região é muito plana, já em Guarayos temos declividade suficiente para utilizarmos rodas d'água, um diferencial interessante, pois não teremos custo com o bombeamento de água, como nos demais projetos que assessoramos na Bolívia, que necessitam de consumo de energia elétrica ou diesel”.

Ana Paula Ribeiro

Boviplan Consultoria Agropecuária Ltda.

55 19 34348188 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025