Biotecnologia é fundamental para uma safra de feijão mais segura e produtiva

Nutrientes, aminoácidos e polissacarídeos aumentam as defesas naturais do feijoeiro e previnem possíveis estresses da primeira safra

17.01.2022 | 16:05 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa
Nutrientes, aminoácidos e polissacarídeos aumentam as defesas naturais do feijoeiro e previnem possíveis estresses da primeira safra. - Foto: Divulgação
Nutrientes, aminoácidos e polissacarídeos aumentam as defesas naturais do feijoeiro e previnem possíveis estresses da primeira safra. - Foto: Divulgação

Apesar da possibilidade de altos rendimentos e grãos de excelente qualidade, o feijão das águas, ou primeira safra, é conhecido por envolver grandes riscos no manejo. Essa cultura, acontece durante o período de chuvas no Brasil, entre primavera e verão, em condições ideais para a proliferação de pragas e doenças que afetam a produtividade da lavoura. E como o feijoeiro possui um ciclo curto de cultivo, a atenção do produtor para a adequada nutrição do solo e da planta, assim como a sanidade da lavoura, deve ser redobrada.

De acordo com gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science, o engenheiro agrônomo Guilherme Bavia, a temperatura elevada e o excesso de umidade típicos dessa época podem ocasionar o abortamento de flores e vagens e, principalmente, a propagação de doenças, como o crestamento bacteriano, a antracnose e a podridão radicular. “Todos esses agentes comprometem significativamente o desempenho da safra e, em alguns casos, podem causar perdas totais no plantio”, alerta.

Dica de especialista

Para diminuir as ameaças do manejo de feijão das águas, maximizar a resistência das plantas às adversidades e fatores estressantes e favorecer uma colheita produtiva, Bavia aconselha a suplementação nutricional da lavoura, usando, principalmente, compostos ricos em aminoácidos e polissacarídeos.

“A aplicação destes elementos, junto com nutrientes específicos, irá resultar em feijoeiros mais resistentes. Por meio de tecnologias biológicas e nutricionais, aumentamos a proteção da planta, prevenimos infecções e evitamos o aparecimento de doenças”, afirma o engenheiro agrônomo

 Guilherme Bavia, gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science
 Guilherme Bavia, gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science

Nesse sentido, uma outra dica do especialista é a necessidade de aplicações constantes para que os estímulos no feijoeiro sejam reforçados. “Diferente dos animais, as plantas não possuem sistema imunológico. Logo, se torna necessário a reaplicação da tecnologia, para que as plantas continuem pré-condicionadas e sintetizando compostos de defesa”, exemplifica.

Pensando na performance fisiológica da safra, um bom equilíbrio nutricional também é indispensável. Segundo Bavia, quando há um incremento fotossintético no cultivo, ou seja, quando, por meio de nutrientes e compostos biológicos, o feijão potencializa sua taxa de fotossíntese, há maior produção de fotoassimilados e enchimento de grãos e a lavoura, como um todo, produz mais. “Seguindo esses passos e olhando o calendário climático, o produtor diminui as ameaças do período e pode ter ótimos resultados com a primeira safra”.

Soluções biotecnológicas

Para contribuir com as estratégias de manejo fisiológico, a sugestão especializada de Bavia é o uso do Agro-Mos, uma solução rica em aminoácidos, polissacáridos e nutrientes específicos que ajudam a planta a expressar seu máximo potencial produtivo, auxiliando no equilíbrio nutricional, contribuindo para a ativação da resistência natural das plantas e melhorando a sanidade das folhas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024