Programa global de sustentabilidade da Bayer é implementado no Brasil
A biofortificação dos alimentos tem como principal objetivo disseminar variedades melhoradas nutricionalmente e que podem contribuir em ações efetivas para a melhoria da dieta da população com deficiências de vitaminas e minerais.
Segundo o International Food Policy Research Institute (IFPRI) estima-se que em 2020 existirão 135 milhões de crianças, menores de 5 anos, desnutridas no mundo e que a deficiência de micronutrientes ainda será relevante para pelo menos 2 bilhões de indivíduos, mesmo considerando projetos de prevenção.
No Brasil, dados apontam que a maior deficiência se concentra em Ferro e Vitamina A. Mas mesmo minerais como Cálcio, Zinco e Selênio tem seu consumo abaixo do recomendado ou possuem baixa biodisponibilidade nas dietas.
É como alternativa de mudança neste cenário preocupante que vários projetos de biofortificação estão sendo desenvolvidos no Brasil e serão foco da palestra da Dra Marília Nutri, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, durante o Worksho Latino-Americano “Ações e Oportunidades na Área de Fortificação de Alimentos”, que acontecerá dia 31 de agosto, em São Paulo.
Atualmente as pesquisas envolvem uma equipe de 150 técnicos que atuam em atividades do Programa Desafio em Biofortificação HarvestPlus e projetos AgroSalud e BioFort, que são coordenadas pela Embrapa, através da rede de Biofortificação. Os cultivos pesquisados são: arroz, feijão, feijão-caupi, batata doce, mandioca, milho, trigo e abóbora.
“Seis cultivos biofortificados estão sendo plantados no Maranhão e Sergipe para avaliação de performance agronômica, sensorial e testes antropométricos que serão realizados em escolas e creches. A introdução de produtos agrícolas biofortificados pode complementar as intervenções em nutrição existentes fornecendo uma ferramenta sustentável e de baixo custo para combater a desnutrição, considerando que variedades melhoradas apresentam maiores conteúdos de minerais e vitaminas”, comenta a pEsquisadora.
O workshop é promovido pelo ILSI Brasil (International Life Sciences Institute) e reunirá palestrantes brasileiros e convidados internacionais que irão traçar um panorama da fortificação de alimentos no país.
Serviço:
Data – 31 de agosto de 2009
Horário – das 8h30 às 18h00
Local – Hotel Maksoud Plaza – São Paulo
Inscrições:
Edna Vairoletti
Vairoletti & Vairoletti Comunicação
(11) 8164-9863
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura