Biodiesel é debatido na Expointer

29.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Garcia Collares

Associações de produtores de biodiesel promovem debates entre os setores das cadeias produtivas durante a 35ª Expointer, que acontece até domingo (2), no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS.

Na quarta-feira (29), a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil – Aprobio e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizam o debate “O biodiesel na agroenergia”, das 9h às 12h, no estande do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS – SIMERS.

Está programado o pronunciamento do presidente da Aprobio, Erasmo Battistella, e do Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado, Luiz Fernando Mainardi. Também serão realizadas as palestras “Pesquisa em biodiesel no Brasil – avanços recentes”, com o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral, “Biodiesel de sebo bovino”, com o diretor comercial na divisão de novos negócios do Grupo JBS, Alexandre Pereira, e “Biodiesel e agroenergia”, que será apresentado pelo diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura, Rafael Schechtman.

Depois das apresentações, será realizada mesa-redonda na qual serão realizados os debates entre os participantes.

Os ganhos que o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) proporcionou para o País, principalmente em relação à participação da agricultura familiar, foram destacados durante a 2ª edição do Fórum Interativo do Biodiesel, com o tema “Biodiesel e Instituições”, que aconteceu na Casa do Grupo RBS na Expointer. O público presente, assim como os telespectadores do Canal Rural, puderam discutiu os novos paradigmas para esse biocombustível no Brasil. As apresentações foram feitas pelo Presidente do Conselho da Ubrabio, Juan Diego Férres, pelo Gerente-geral do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais – ICONE, Rodrigo Lima, e pelo Secretario de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller. As discussões foram mediadas pelo Presidente da Ubrabio, Odacir Klein.

O pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, ressaltou que a realização de debates é necessária. “Foi possível a discussão da diversificação das fontes de matérias-primas para o Programa, bem como questionar a sustentabilidade essa diversificação e os fatores que podem contribuir positivamente na melhor distribuição do território nacional”, salientou.

João Abreu Neto, coordenador geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ressaltou que, em relação à temática do debate, “o Ministério da Agricultura está empenhado em desenvolver novas oleaginosas que possam substituir a soja na produção de biodiesel. Já existem alternativas em desenvolvimento, como a canola, palma, dendê, girassol e mamona”.

O debate foi promovido pela a União dos Produtores de Biodiesel – Ubrabio, em parceria com a Klein & Associados e a RBS TV.

A Embrapa Agroenergia está apresentado na Expointer a produção de briquetes – uma lenha ecológica obtida a partir de resíduos de biomassa agroflorestal e agroindustrial, que pode ser vista na Casa de Tecnologias da Embrapa. Os visitantes podem conhecer a briquetadeira – máquina que produz os briquetes - e amostras dessa lenha a partir de várias biomassas, como a casca de arroz, bagaço e sementes de uva, bagaço de cana, serragem de pinus e de eucalipto, casca de babaçu e de café, resíduos de couro e de casca de amendoim.

Além dos briquetes, também estão sendo apresentadas, na Expointer 2012, tecnologias de outras cinco unidades da Embrapa: Clima Temperado, Suínos e Aves, Uva e Vinho, Pecuária Sul e Trigo.

Na Casa de Tecnologias da Embrapa, na quarta-feira (29), às 15 horas, também estão programadas assinaturas de contrato de parceira com a Fepagro e de protocolo de intensões com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Neste mesmo dia, a Embrapa fará o lançamento da abobora ornamental BRS Linda e da sidra Malus Fresh – elaborada pelo processo charmat à base de fermentado natural de maçã gala.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025