Biocombustível da planta ao produto final são apresentados no Expoagro Afubra

03.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

No espaço destinado a energia alternativa na Expoagro Afubra 2011 os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção de biodiesel, assim como o de etanol, desde a lavoura até o produto final. Em uma área de seis hectares são cultivadas lavouras de cana de açúcar, sorgo, mandioca e batata doce e ainda de girassol, soja e amendoim.

 

Além de visitar as lavouras, os produtores recebem orientação de técnicos da Embrapa sobre o cultivo. Já no pavilhão está instalada a Usina de Biodiesel onde é feita a prensagem das sementes de girassol para retirada do óleo e também o processamento da matéria-prima proveniente do programa de coleta de óleo saturado.

 

Já o etanol que sai da microdestilaria de álcool, instalada no mesmo local, é processado a partir da cana de açúcar, sorgo, mandioca e batada-doce. De acordo com o técnico agrícola da Afubra, Nataniel Sampaio, este trabalho faz parte de uma pesquisa que visa o estudo e o melhoramento de variedades de cana. A planta é cultivada para as avaliações genéticas, é beneficiada e transformada em etanol. A microdestilaria é de uma empresa que cede em forma de comodato para a Associação dos Fumicultores do Brasil e para aproveitar a estrutura, é produzido álcool que abastece os veículos da entidade.

 

A microdestilaria de álcool tem capacidade de produção de 400 litros de etanol por dia. Para isso, são necessárias cinco toneladas de cana, sendo que é possível produzir ate 80 toneladas por hectare.

 

Emanuele Mantovani

Imprensa Expoagro Afubra 2011

luciana@afubra.com.br

 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025