Workshop vai discutir conservação e uso de recursos genéticos animais
Quarto produtor mundial de banana, o Brasil será sede pela primeira vez do Simpósio Internacional ISHS ProMusa. Com o tema "Bananas e Plátanos – produção global sustentável e usos alternativos", a edição de 2011, em Salvador/BA, envolve quatro linhas de discussão: práticas culturais e fitossanidade; diversidade e melhoramento genético; pós-colheita, marketing e comercialização; e desafios e oportunidades para usos alternativos. O evento será realizado de 10 a 14 de outubro, no Bahia Othon Palace.
Bananas e plátanos são as frutas mais consumidas no mundo, com uma produção anual estimada de 125 milhões de toneladas. São cultivadas em áreas tropicais e subtropicais de mais de 130 países, espalhados pelos cinco continentes. A bananeira tem um papel social e econômico chave, visto que é a única fonte de renda para muitos produtores, especialmente dos países em desenvolvimento.
O programa de melhoramento genético de banana da Embrapa Mandioca e Fruticultura — uma das organizadoras do evento — tem entre os objetivos desenvolver genótipos resistentes a doenças (Sigatokas amarela e negra e mal-do-Panamá), além de disponibilizar híbridos com boa produtividade e qualidade dos frutos. Os genótipos selecionados em Cruz das Almas, Bahia, são avaliados em mais de 25 localidades do país.
Mais informações em
e
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura