Bayer participa do 39º Congresso Brasileiro de Nematologia e apresenta inovações

Verango Prime, Vinemco e CropStar são algumas das soluções que a multinacional destaca durante o evento em Foz do Iguaçu (PR)

04.09.2024 | 09:30 (UTC -3)
Ingrid Biasioli
Foto: Revista Cultivar
Foto: Revista Cultivar

Os nematoides representam um dos maiores desafios para os agricultores, causando prejuízos anuais superiores a R$ 35 bilhões, sendo a cultura da soja a mais afetada, com perdas de R$ 16 bilhões, segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN). Esses parasitas comprometem não apenas a sustentabilidade da agricultura, mas também a segurança alimentar, ao reduzir a eficiência produtiva das culturas comerciais, impactando na quantidade e qualidade dos produtos. Durante o 39º Congresso Brasileiro de Nematologia, que ocorre entre os dias 1 e 5 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), a Bayer destaca seu ecossistema de soluções para auxiliar no manejo da praga.

O principal objetivo é trazer soluções eficazes para as adversidades do campo, salientando a importância do controle de nematoides. Para apoiar o manejo, no portfólio há uma gama de produtos, incluindo o nematicida Verango Prime, o bionematicida Vinemco e o tratamento de sementes CropStar. O evento também vai apresentar os avanços do Bayer Directo Nematoides, em linha com a agricultura regenerativa, o programa proporciona otimização do manejo nas lavouras de soja, por meio da aplicação localizada do nematicida Verango Prime apoiado por ferramentas digitais.

“Com amplo espectro de controle contra as principais espécies de nematoides, o Verango Prime é indicado para uso na soja, café, batata, cana-de-açúcar, milho, algodão e diversas culturas de hortifrúti. A solução se destaca por ser compatível com produtos biológicos e apresentar menor risco para o meio ambiente e os operadores”, ressalta o gerente de cultivo soja e milho na Bayer, Erick Cancian (no vídeo).

Sua formulação contém o ingrediente ativo Fluopiram, uma molécula inédita no Brasil que oferece controle efetivo e de longa duração com baixa dosagem por hectare. É o único defensivo contra nematoides aprovado para aplicação em barra, enquanto outras soluções disponíveis no mercado só podem ser aplicadas no sulco ou via sementes, fator que limita a operação e aumenta os custos.

A companhia também oferece o Vinemco, bionematicida à base de Bacillus Amyloliquefaciens, registrado para controlar nematoides reniformes, das galhas e das lesões. “Ele é um nematicida biológico que utiliza microrganismos benéficos para combater os nematoides. O uso de produtos como esse confere mais sustentabilidade na agricultura, reduzindo o impacto ambiental”, destaca o executivo da Bayer.

Outra opção disponível é o inseticida CropStar para a proteção de sementes. A solução controla pragas mastigadoras e sugadoras e protege o sistema radicular contra o ataque dos nematoides, especialmente na fase inicial da soja e nos primeiros dias após a emergência na lavoura. Além disso, é seletiva aos inimigos naturais, sendo adequado para o manejo integrado de pragas (MIP). “Nossa proposta é apresentar aos produtores inovações que aumentem a produtividade e promovam a regeneração ambiental. Temos um compromisso com ambos, refletindo nos produtos que disponibilizamos aos nossos clientes.”

Além de utilizar essas soluções para controlar e reduzir os danos causados pelos nematoides, é essencial a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP). O cuidado adequado com o solo pode ajudar a minimizar a infestação desses parasitas.

Prescrições customizadas para o manejo de nematoides

O programa Bayer Directo Nematoide gera prescrições customizadas de Verango Prime para zonas de risco de danos por nematoides, otimizando o manejo com nematicidas. Atualmente, a aplicação normalmente é feita na área inteira, o que nem sempre pode ser a abordagem mais eficiente. Implementar a aplicação por zonas pode oferecer um manejo mais otimizado dos nematoides. As prescrições são baseadas em dados georreferenciados dos talhões mapeados pelo Climate FieldView, plataforma de agricultura digital da Bayer, além de dados agronômicos e ambientais.

“Estamos no nosso terceiro ano de validação em campo, com mais dados agronômicos e ambientais, adotando um modelo mais inteligente e assertivo. Continuamos fortes na nossa missão de oferecer um manejo de nematoides mais otimizado, sustentável e eficiente”, afirma Bernardo Coelho, líder de novos negócios em agricultura digital da Bayer para defensivos.

“Na safra 23/24, mais de 140 agricultores aplicaram Verango Prime de forma localizada, seguindo as zonas indicadas”, diz Coelho. “Para a safra 24/25, nossa expectativa é expandir o programa e continuar garantindo eficiência, economia e sustentabilidade aos produtores brasileiros”, conclui.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro