Bayer faz investimentos e impulsiona portfólio de pesquisa e desenvolvimento da divisão agrícola

Foram dez novas formulações de proteção de cultivos comercializadas e mais de 430 novos híbridos e variedades de milho, soja, algodão e vegetais

12.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Michel Montefeltro

A Bayer anunciou nesta sexta-feira (12/03) os avanços no seu pipeline de projetos e pesquisa, com uma atualização de pipeline dedicada à divisão agrícola da Bayer. Em 2020, o pipeline da empresa comercializou 10 formulações de proteção de cultivos e avançou em 3 novos produtos de biotecnologia para lançamento, fornecendo aos agricultores de todo o mundo mais de 430 híbridos e variedades recém-comercializadas de milho, soja, algodão e vegetais.

O investimento anual da Bayer de 2 bilhões de euros em P&D na divisão agrícola é quase o dobro dos gastos dos concorrentes mais próximos da empresa. Com um pico de faturamento estimado de até 30 bilhões de euros, a Bayer possui o pipeline mais produtivo do setor, convertendo continuamente seu investimento orientado ao valor e líder no setor em produtos novos e que beneficiam produtores, consumidores e o planeta.

"Cada projeto em nosso pipeline é concebido para ajudar os agricultores a desenvolver formas mais eficientes de cultivar e alcançar suas necessidades", afirma Bob Reiter, chefe global de P&D da divisão agrícola da Bayer. "Temos uma longa história de conversão de P&D em soluções viáveis para os agricultores que aumentam a produtividade, agregam valor e utilizam os recursos naturais de forma mais eficiente para produzir um cultivo".

Oferecendo um pipeline de P&D líder no setor em escala, produtividade e valor

O compromisso da Bayer com os clientes e com o planeta foi demonstrado em 2020 pela amplitude do pipeline de lançamentos de produtos, incluindo dez novas formulações para proteção de cultivos, e três projetos de biotecnologia que avançaram para a fase de lançamento. Isso inclui a soja Intacta 2 Xtend, que obteve todas as aprovações regulatórias e deverá ser lançada no Brasil até o final do ano. Este aprimoramento da franquia Intacta apoiará os agricultores em toda a América do Sul com vários modos de ação para o controle de insetos.

Em 2022, o milho SmartStax PRO deve ser lançado nos Estados Unidos. O SmartStax PRO oferece três modos de ação para o controle de vermes da raiz, incluindo um novo modo de ação baseado em RNAi, do qual espera-se uma área de oportunidade de mais de 75 milhões de acres.

Os avanços em biotecnologia para proteção contra insetos reduzem a necessidade de aplicações foliares de inseticidas e aumentam a produtividade por acre. A tecnologia ThryvOn da Bayer, um trait para o controle do lygus e do tripés no algodão, foi criada para um programa de Desbravamento de Solo nos Estados Unidos em 2021. Em uma inovação pela biotecnologia, a tecnologia ThryvOn atenderá a uma necessidade importante do mercado de algodão e prevê-se que ajudará no melhor controle e redução do uso de inseticidas. Este é o primeiro trait de biotecnologia já introduzido para insetos perfuradores e sugadores e fornecerá um valor imenso aos agricultores, apoiando o crescimento saudável das plantas e ajudando a proteger o potencial de produção contra pragas que, até agora, não podiam ser gerenciadas por meio de uma característica biotecnológica.

Produtos em lançamento no Brasil em 2021

Os agricultores brasileiros continuarão a beneficiar-se dos mais recentes projetos de biotecnologia e avanços em proteção de cultivos, do milho de baixa estatura e da tecnologia da soja.

Com experiência incomparável em sementes, biotecnologia e proteção aos cultivos, o pipeline de soja da Bayer aproveita tecnologias digitais e emergentes para entender e enfrentar melhor os desafios dos agricultores brasileiros. A soja Intacta 2 Xtend, que conquistou todas as aprovações regulatórias no Brasil, será lançada até o final do ano e auxiliará os agricultores no controle de insetos, permitindo-lhes aumentar a produtividade e reduzir o uso de inseticidas. O Fox Supra é uma solução de longa duração que oferece um controle incomparável à ferrugem asiática da soja, combinando a tecnologia de última geração Indiflin com o Protioconazole a fim de reduzir o desenvolvimento da resistência e um amplo espectro de eficácia contra outras doenças.

A Bayer está desenvolvendo variedades de Milho de Baixa Estatura por meio do aperfeiçoamento, tecnologia e edição de genes, visando oferecer uma série de benefícios aos agricultores brasileiros, combinando um produto dotado de sementes de alto nível a práticas agronômicas mais sustentáveis. Em 2021, a equipe de Milho de Baixa Estatura da Bayer está continuando sua abordagem biotecnológica no Brasil, avançando com estudos regulatórios e análises de pesquisas, bem como conduzindo testes de mercado adicionais com vistas a preparar-se para uma futura introdução aos produtores. O tamanho reduzido da planta do Milho de Baixa Estatura melhora o desempenho em três áreas principais: redução da perda de safra, uso mais preciso de produtos para proteção do cultivo e maior potencial para otimizar os recursos da terra, água e nitrogênio.

O investimento contínuo em biotecnologia também trará recursos avançados e a curto prazo no combate a insetos, auxiliando os agricultores brasileiros a vencer a resistência em evolução. O VTPro4, uma oferta combinada que inclui o recurso MIR62 como um modo adicional de controle contra os insetos acima do solo, será lançado a tempo para a safra 2021/22 do Brasil, tendo recebido todas as aprovações regulatórias necessárias.

Por fim, a quarta geração da Bayer de proteção contra os lepidópteros continua exibindo excelente eficácia no controle acima do solo, tendo recebido total aprovação para o cultivo no Brasil - um marco crucial para o lançamento comercial planejado para 2026.

Desenvolvimento da próxima geração de traços biotecnológicos

Foco principal para o pipeline de P&D é fornecer aos agricultores flexibilidade no controle de ervas daninhas por meio de traits de soja de última geração. No futuro, agricultores poderão esperar escolher entre as opções de controle de ervas daninhas que melhor se adaptam às suas operações, com o conhecimento de que as variedades que escolheram oferecem genética premium e a capacidade de manejar as ervas daninhas.

A Bayer desenvolveu o primeiro lote de cinco vias de tolerância (five-way stack) a herbicidas para soja. Atualmente na Fase 3 de desenvolvimento, este trait adiciona às três tolerâncias do XtendFlex outros dois modos de ação: tolerância a HPPD e sua própria tolerância proprietária de 2,4-D. Na Fase 2 do pipeline há um modo de ação adicional para ajudar a combater a tolerância a herbicidas PPO. Além disso, a terceira geração de controle de insetos na soja deve aprimorar ainda mais a franquia Intacta e ajudar os agricultores a continuar a aumentar a produtividade e reduzir o uso de herbicidas.

O investimento contínuo em traits biotecnológicos significa que os traits de controle de insetos da próxima geração no milho serão lançados em curto prazo, com muitos estreando na América do Sul. Brasil e Argentina estão se preparando para o lançamento do VTPro4 a tempo para a safra 2021/22, tendo recebido todas as aprovações regulatórias necessárias. Esta nova oferta combinada inclui um modo adicional de controle de insetos acima do solo para combater a evolução da resistência no clima tropical brasileiro.

Milho de baixa estatura transformará a produção de milho

Espera-se que o milho de baixa estatura da Bayer transforme a produção de milho, possibilitando um novo sistema de produção que permita o uso de proteção de cultivos, bem como o potencial de otimizar o uso de recursos essenciais, como o nitrogênio, o solo e a água. O milho de baixa estatura melhora a estabilidade, incluindo melhor resistência à quebra e tolerância de alojamento do caule, a fim de ajudar a reduzir a perda significativa da safra devido a condições ambientais desafiadoras e clima extremo, incluindo ventos fortes. O milho de baixa estatura é uma vitória para os agricultores, sustentabilidade e segurança alimentar.

O desenvolvimento de três abordagens da Bayer para o milho de baixa estatura ajudará a permitir o acesso ao mercado global. A fase 3 de desenvolvimento conta com duas abordagens: melhoramento genético avançado e biotecnologia. O cruzamento avançado trabalha para realizar a introgressão dos traços de baixa estatura que ocorrem naturalmente no germoplasma de elite. A Bayer está colaborando com a BASF em uma abordagem de biotecnologia para encurtar os entrenós, o que permite a aplicabilidade em uma ampla gama de germoplasmas. Com a edição de genes, a Bayer está desenvolvendo diversas abordagens para gerar o milho de baixa estatura, criando potencial para oportunidades em vários mercados. Aproveitando as três abordagens para o milho de baixa estatura, a Bayer prevê que o conceito do produto poderá ter aderência em mais de 220 milhões de acres (aproximadamente 89 milhões de hectares) no mundo nos próximos anos.

Otimizando amplo e diverso acervo de germoplasma com tecnologias avançadas de melhoramento

Por meio de ferramentas de melhoramento avançadas e do grande acervo de germoplasmas da Bayer, foram implantados 430 novos híbridos e variedades de milho, soja, algodão e vegetais. A tecnologia e os traits empregados no desenvolvimento dessas variedades protegem o potencial de rendimento inerente da semente e ajudam a Bayer a melhorar continuamente a qualidade de seu portfólio de sementes.

Os esforços da Bayer em melhoramento estão migrando da seleção das melhores sementes com melhoramento para o design das melhores sementes para os agricultores. Por meio da ciência e de uma ampla biblioteca de dados, a Bayer aprimora continuamente o desenvolvimento de produtos para atender às necessidades em constante mudança dos agricultores.

Avanço em novas abordagens no desenvolvimento de pequenas moléculas

A Bayer está aproveitando o seu histórico excepcional de inovação bem-sucedida e fornecimento de novos ingredientes ativos por meio de investimentos no desenvolvimento de pequenas moléculas. Os avanços conquistados na descoberta das pequenas moléculas traduzem-se em uma duplicação do número de candidatos na fase de descoberta com uma probabilidade maior de sucesso regulatório. Para 2020, a Bayer avançou com 8 novos ingredientes ativos de proteção de cultivos, incluindo 10 ingredientes ativos no pipeline atual, que se soma ao histórico excepcional da empresa relacionado à entrega de novos ingredientes ativos ao mercado.

O modo de ação do novo herbicida da Bayer para controle de ervas daninhas pós-emergência avançou para a fase 3. Esta molécula tem potencial para desbloquear maior flexibilidade no controle das plantas daninhas, pois permite o uso em vários segmentos de mercado, abre novas oportunidades para sistemas de tolerância a herbicidas em grandes safras e permite o uso contínuo de sistemas de conservação e plantio direto, que melhoram o sequestro de carbono e a saúde do solo.

Com competências essenciais em fermentação, formulação, testes de campo e suporte ao produtor, a Bayer também desenvolve ativamente novas opções biológicas interessantes para os agricultores, além de sustentar sua linha líder de produtos biológicos. Um exemplo é a mais recente adição à família de produtos Serenade, a Serenade Soil Activ. O novo produto melhora a facilidade de uso para os agricultores, com taxas de uso mais baixas. A Bayer espera que este novo produto proporcione crescimento biológico em mercados em expansão, incluindo o lançamento nos EUA e na Austrália este ano, com usos globais mais amplos nos próximos anos.

Oportunidades para novos modelos de negócios, movidos pela ciência de dados

Cada agricultor enfrenta desafios diferentes e precisa de uma solução personalizada. A plataforma de agricultura digital Climate FieldView,  é utilizada em mais de 150 milhões de acres (aproximadamente 60 milhões de hectares) de assinantes em todo o mundo. A conectividade desses hectares, incluindo informações de registro de plantadores, pulverizadores e colheitadeiras, ajuda os agricultores a tomar decisões baseadas em dados e desenvolver seus modelos para otimizar os rendimentos. A Bayer está integrando melhor os dados em seu processo de P&D, permitindo testes alinhados para refletir como seus clientes cultivam, ajudando a informar o avanço dos principais projetos desenvolvidos.

O Seed Advisor do FieldView continuou a ajudar os agricultores a melhorar sua produtividade, otimizando as recomendações de colocação de sementes. O crescimento da plataforma significa que os modelos agora são alimentados por mais de 6,9 milhões de pontos de dados de mais de 8,6 mil híbridos em mais de 70 mil campos.

"O que anunciamos hoje é apenas um retrato do que estamos desenvolvendo, à medida que continuamos a moldar a agricultura para atender às crescentes necessidades dos agricultores, dos consumidores e do planeta", acrescenta Reiter.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024