Aquisições de feijão pela Conab prosseguem no PR
Durante o mês de junho cerca de 700 colaboradores da Bayer CropScience participaram, pelo segundo ano consecutivo, da Campanha do Agasalho, que teve como tema “Fazendo um inverno Muito Mais quente”. No total foram arrecadadas 1025 peças de roupa.
Os agasalhos foram doados no início de julho para a Sociedade Humana Despertar (SHD), instituição sediada na cidade de Sumaré/SP, que tem como objetivo despertar na sociedade civil conceitos de cidadania ativa e participação social.
A parceria entre a Bayer CropScience e a SHD já acontece desde 2005, por meio do Projeto de Biodiversidade. Os principais objetivos do projeto são a promoção da biodiversidade da microbacia do Córrego Taquara Branca, no município de Sumaré, por meio da restauração ambiental e paisagística e da capacitação de jovens para a realização de ações socioambientais.
Mais do que um projeto de adequação ambiental, o Projeto de Biodiversidade é um exemplo e um incentivo para que outras empresas, entidades e agricultores possam implementar ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da atividade agrícola.
Criado em 2005, Projeto de Biodiversidade conta com a parceria da Bayer CropScience, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF), da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (ESALQ/USP), da entidade Sociedade Humana Despertar e da Prefeitura Municipal de Sumaré.
Com a Sociedade Humana Despertar (SDH), é feita a capacitação socioambiental, na qual um grupo de jovens, intitulado “Os Pioneiros”, foi capacitado por especialistas em adequação ambiental e tornaram-se responsáveis pela implementação de toda a parte prática do projeto, desde a identificação das espécies introduzidas, preparo e seleção das mudas, plantio e manutenções. Uma das condições básicas para que o jovem integre o projeto é a de estar regularmente matriculado na escola e, para isso, eles recebem uma bolsa de estudo. O aspecto de interação com a comunidade também fica sob responsabilidade dos “Pioneiros”. Além das visitas de escolas da região de Sumaré, os jovens levam as informações sobre biodiversidade, por meio de palestras, para algumas outras comunidades.
Fonte e informações adicionais: Bayer CropScience -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura