Bayer CropScience amplia seus planos de investimento: 2,4 bilhões de euros serão destinados para expansão de capacidade entre 2013 e 2016

05.09.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A Bayer CropScience está a caminho de aumentar suas vendas anuais de nove bilhões de euros em 2013 para dez bilhões em 2015. “Desde 2007 estamos expandindo nossos negócios de forma contínua, batendo recordes de vendas e estamos muito otimistas sobre o nosso desenvolvimento futuro", disse Liam Condon, CEO da Bayer CropScience, na conferência de imprensa anual da empresa em Monheim, Alemanha. Em um contexto de forte demanda por seus produtos, a empresa está aportando um bilhão de euros ao seu programa de investimentos, elevando o total de despesas de capital para o período 2013 – 2016 para aproximadamente 2,4 bilhões de euros.

Como resultado da aceleração do programa de investimentos, espera-se que o volume de produção dos principais ingredientes ativos de produtos para a proteção de cultivos tenha um aumento significativo. “Atualmente muitas indústrias estão enfrentando a superprodução. Na Bayer CropScience nos encontramos em uma situação completamente diferente: população global em crescimento, mudanças dos hábitos alimentares e aumento da volatilidade gerada pelas condições climáticas estão afetando o abastecimento de alimentos e devem ser abordados agora”, disse Condon.

“A demanda dos agricultores por nossos produtos está aumentando de tal maneira que estamos ampliando de forma significativa nossa capacidade da cadeia de suprimentos, a fim de podermos atender os agricultores globalmente com soluções inovadoras extremamente essenciais para a agricultura”, comentou Liam Condon ao falar sobre o desafio: “Cerca de 900 milhões de pessoas passam fome hoje em dia e a população mundial cresce a um ritmo vertiginoso. Necessitamos aumentar a produção agrícola e, ao mesmo tempo, avançar com uma agricultura sustentável e garantir a proteção do meio ambiente. Nosso objetivo é alcançarmos esta condição por meio do fornecimento de soluções e serviços inovadores, que possam ajudar a agricultura a contribuir para que o desenvolvimento desta seja saudável para a sociedade”.

380 milhões de euros em uma nova fábrica de glufosinato de amônio

Um elemento integrante dos planos de investimentos da Bayer CropScience é a construção de uma nova fábrica em Mobile/Alabama para a produção do herbicida glufosinato de amônio, comercializado nos Estados Unidos com o nome de Liberty. O início das operações desta nova planta está previsto para o quarto trimestre de 2015, a tempo para a campanha de 2016. “Com cerca de 380 milhões de euros destinados para a nova fábrica, este é maior projeto de construção na história da Bayer CropScience”, afirmou Condon. Juntamente com projetos de expansão de capacidade em andamento em outras unidades, as novas instalações contribuirão significativamente para o objetivo da empresa de mais que duplicar o fornecimento global deste importante ingrediente ativo.

O aumento da produção do Liberty ajudará nas ações contra a resistência das plantas daninhas, um importante desafio para a agricultura moderna. Cerca de 50% dos agricultores dos EUA já sofreram com o problema em seus campos, e a situação é cada vez mais preocupante em todo o mundo. O Liberty é o único herbicida não seletivo que controla a resistência das plantas daninhas ao mais utilizado dos herbicidas, o glifosato.

A Bayer CropScience, com seu conhecimento especializado em P&D, possui o mais diferenciado portfólio de herbicidas do mercado, com diagnósticos e monitoramento e por meio da promoção da abordagem do Manejo Integrado de Plantas Daninhas (MIPD). As técnicas de MIPD, como rotação de cultura, o uso de herbicidas com diferentes modos de ação – sendo o glufosinato de amônio um dos pilares – e a rotação das características de tolerância aos herbicidas, ajudam os agricultores a gerenciar ou retardar a resistência das plantas daninhas, uma vez que nenhuma estratégia será completamente efetiva se aplicada isoladamente. “A diversidade é a chave da agricultura sustentável”, enfatizou Condon.

Expansão do negócio de sementes - ampliando posições sólidas em soja e trigo

Outro elemento do plano de crescimento da empresa – complementar ao aumento da capacidade de supply chain em Proteção de Cultivos – está a implementação da estratégia de sua unidade de negócios Seeds. A Bayer CropScience planeja reforçar ainda mais sua posição em cultivos estratégicos como: hortaliças, arroz, colza e algodão e conquistar uma significativa participação de mercado em soja e trigo.

“Continuaremos investindo em nosso negócio de soja por meio de aquisições estratégicas na América Latina, por exemplo, contribuindo assim para um desenvolvimento rápido e focado em traits diferenciados,” explicou Condon, que destacou também o desenvolvimento atual de um trait para o manejo de nematoides na soja. Além disso, o executivo anunciou o lançamento da marca global de soja da Bayer CropScience, Credenz™, para o final de 2014 na América do Norte e América do Sul. “A Credenz nos ajudará a oferecer melhores variedades aos agricultores. Esta semente oferecerá futuros traits que poderão proteger os cultivos de soja de insetos específicos, repelir ataques de nematoides e tornar a cultura tolerante aos mais efetivos herbicidas.” A empresa espera expandir de forma significativa suas vendas relacionadas à soja ao longo da próxima década.

Um segundo investimento da empresa na área de sementes é o trigo, cultura básica mais importante do mundo. Neste campo, a Bayer CropScience está desenvolvendo uma rede global de viveiros de trigo, com o objetivo de produzir variedades de alto rendimento adaptadas às condições locais de crescimento. Espera-se para 2015 a entrada no mercado das primeiras variedades.

“Nossa estratégia de negócio tem como objetivo dar respostas aos desafios mais urgentes que os agricultores estão enfrentando em todo o mundo”, concluiu Condon. “Vamos fortalecer ainda mais nossos negócios de Proteção de Cultivos e Sementes, manter nosso foco no cliente e promover a inovação para reforçar nossa posição de liderança no mercado.”

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