Batata: Embrapa promove treinamento em SC

27.10.2009 | 21:59 (UTC -3)

Para reposicionar suas cultivares de batata junto ao segmento, a Embrapa Transferência de Tecnologia promove em Canoinhas/SC, nos dias 27 e 28 de outubro, o treinamento de técnicos e extensionistas de Santa Catarina e Paraná.

A ação integra a agenda de transferência de Tecnologia da Empresa no Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cujo objetivo é aumentar a produção da agricultura familiar.

As cultivares de batata desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentam maior rusticidade, reduzindo a necessidade de aplicações de defensivos e fertilizantes e, consequentemente, diminuindo o custo da produção. Tais características transformam os materiais da Empresa mais adequados ao agricultor familiar.

É o que aponta o gerente local do Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia localizado em Canoinhas/SC, Élcio Hirano. A Unidade da Embrapa coordena a realização do curso juntamente com empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), além da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA).

Segundo Hirano, o mercado potencial para atender a demanda que se pretende estimular nesses 30 mil hectares cultivados por agricultores familiares é de aproximadamente 85 mil toneladas de batatas semente. O gerente explica que, o mercado nacional da batata é atualmente dominado pelas variedades estrangeiras, basicamente destinadas aos grandes produtores.

Tecnologia - Para facilitar o acesso do agricultor familiar às cultivares da Embrapa, o Escritório de Negócios responsável pela multiplicação das sementes básicas de batata - vai montar 37 Unidades Demonstrativas com recursos do Programa Mais Alimentos nos principais estados produtores da hortaliça: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

“Vamos contar com a ajuda de técnicos e agrônomos das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural para o trabalho de multiplicação”, explica o gerente. O treinamento tem o objetivo de apresentar as características das cultivares, os procedimentos para instalação de unidades demonstrativas e realização de dias de campo, bem como instruções técnicas de produção de batata e de sementes próprias no contexto da propriedade familiar.

A capacitação começa por técnicos de SC e PR que reúnem-se a partir das 14h desta terça-feira (27) no Centro de Treinamento da Epagri, instalado na sede do Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Canoinhas.

O curso segue até amanhã (28), das 8h às 13 h. Os próximos treinamentos estão programados para Bento Gonçalves (RS) e em Pouso Alegre (MG). Os técnicos dos demais estados serão capacitados no início de 2010. As cultivares a serem reposicionadas nesta primeira etapa são: BRS Ana, BRS Eliza, BRS Cristal, e Epagri 361 Catucha.

Mais Informações: 47 3624.0127

ou

Valéria Costa

Embrapa Transferência de Tecnologia

61 3448.4510 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025