BASF sustenta que suas inovações agrícolas beneficiarão a segurança alimentar, o clima e o meio ambiente

A empresa anunciou, na sede, sua perspectiva de dez anos sobre inovações agrícolas

20.04.2022 | 09:20 (UTC -3)
Alexandra Goeke

A BASF anunciou hoje (20/4) sua perspectiva de dez anos sobre inovações agrícolas. São ações que apoiam a segurança alimentar para as gerações futuras, minimizando o impacto da agricultura no clima e no meio ambiente. A empresa se concentra em melhorar os resultados agrícolas nas principais culturas, como trigo, canola, soja, milho, algodão, arroz, além de frutas e vegetais.

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), essas culturas representam mais de 50% das terras agrícolas do mundo, razão pela qual as inovações aplicadas em tão grande escala têm o potencial de tornar a agricultura ainda mais produtiva e sustentável.

Dentro dessas principais culturas, a BASF continua a inovar em seu pipeline de sementes, tratamento de sementes, proteção biológica e química de cultivos, bem como soluções de agricultura digital e lançará grandes projetos de pipeline em todas as áreas de negócios na próxima década. O valor do pipeline de inovação é forte, com um potencial de vendas de pico estimado de mais de € 7,5 bilhões.

A importância dos produtos e soluções da BASF é crescente, pois a sociedade agrícola da empresa incorpora critérios de sustentabilidade em suas pesquisas. Em 2021, gastou cerca de € 900 milhões em P&D no segmento de Soluções Agrícolas, representando cerca de 11% das vendas do segmento. Em 2022, a BASF continuará investindo em pesquisa e desenvolvimento de inovações agrícolas em alto nível.

Enquanto se concentra em sistemas de cultivo selecionados em regiões-chave, a empresa adapta seus produtos, tecnologias e serviços para ajudar os agricultores a cultivar suas colheitas de maneira ideal, mesmo em condições ambientais desafiadoras. “A inovação na agricultura é essencial para permitir a produção sustentável de alimentos. Precisamos encontrar o equilíbrio certo para um melhor rendimento – rendimento produzido de maneira que atenda às demandas das gerações futuras, tenha um impacto mínimo no meio ambiente e ajude os agricultores a ganhar a vida”, disse o Dr. Livio Tedeschi, Presidente da BASF Agricultural Solutions.

“Nossas inovações permitem uma agricultura mais produtiva e mais sustentável – alavancas-chave identificadas pelas Nações Unidas e incorporadas em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na BASF Agricultural Solutions, fizemos disso uma prioridade e nos comprometemos com metas claras e mensuráveis para impulsionar a agricultura sustentável até 2030.”

“Na última década, desenvolvemos um amplo portfólio que aproveita todas as tecnologias necessárias para um futuro mais sustentável da agricultura”, disse o Dr. Peter Eckes, Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Regulamentação da BASF Agricultural Solutions. “Como um parceiro de inovação confiável e confiável, nossa pesquisa para soluções agrícolas reflete uma estratégia de longo prazo que dá aos agricultores estabilidade em um mundo em mudança e permite que eles aumentem o rendimento e reduzam o impacto da agricultura nos recursos naturais.”

Livio Tedeschi e Peter Eckes
Livio Tedeschi e Peter Eckes

Preservando a biodiversidade

Para atender às necessidades de uma população global crescente, os produtores de trigo precisam aumentar sua produtividade em 1,7% ao ano pelos próximos 20 anos.

A BASF contribui para isso pesquisando combinações de sua oferta que otimizam os resultados agrícolas e a sustentabilidade. O trigo híbrido Ideltis será lançado na segunda metade da década. Ele será apoiado pela xarvio Digital Farming Solutions para recomendações otimizadas de semeadura por meio de análise de dados de campo específica da zona e aplicação precisa de inovações sustentáveis em proteção de cultivos, como o fungicida Revysol, o inseticida Axalion™ e o herbicida Luximo. Revysol aumenta o rendimento resultando em 4% menos terra necessária. As inovações na formulação do Revysol também permitem que os agricultores reduzam a quantidade de fungicida aplicada, diminuindo ainda mais a emissão de CO2.

Aplicação de precisão

A BASF está desenvolvendo e conectando inovações em sementes, proteção de cultivos e soluções digitais, adaptadas às necessidades dos agricultores latino-americanos.

Chegando aos agricultores em meados da década, a empresa está promovendo várias novas misturas à base de Revysol e Xemium que fornecem controle eficaz de doenças da soja, incluindo a ferrugem asiática da soja, e ajudam a gerenciar a resistência. Além disso, os produtores de soja se beneficiarão de uma nova característica em desenvolvimento para tolerância a nematoides, pragas que induzem perdas de produtividade em torno de 30%.

Para controlar ervas daninhas com insumos de precisão, a BASF, juntamente com a Bosch, desenvolveu a solução Smart Spraying que combina a inteligência agronômica da xarvio com a tecnologia e software de sensor de câmera de alta tecnologia da Bosch. A tecnologia oferece identificação e gerenciamento de ervas daninhas pré e pós-emergência automatizados em tempo real. A Pulverização Inteligente reduz o risco de resistência de ervas daninhas usando formulações de herbicidas especificamente desenvolvidas e taxas otimizadas, garantindo que o herbicida seja aplicado apenas onde e quando necessário. Por meio da aplicação pontual, pode reduzir o uso do volume de herbicida em até 70%, dependendo das condições de campo predominantes e da pressão das ervas daninhas. A solução Smart Spraying deverá ser lançada no Brasil, América do Norte e Europa nos próximos 18 meses.

Inovações na produção de canola

Para fortalecer a resiliência dos produtores em ambientes desafiadores, a BASF inova para o portfólio mais abrangente do setor em canola. A empresa continua a melhorar seus principais produtos de canola InVigor por meio da seleção de vigor híbrido, ao mesmo tempo em que desenvolve híbridos de canola com sementes amarelas para serem cultivados em terras agrícolas historicamente menos produtivas do Canadá e dos EUA, onde as condições são mais secas e mais quentes.

Os híbridos de canola com sementes amarelas apresentarão tolerância a herbicidas, uma ferramenta crítica para o controle de ervas daninhas na produção de canola, e a BASF planeja trazer essa inovação para o campo em meados da década. A combinação de características e genética permitirá que os agricultores produzam uma cultura oleaginosa de alto valor sob condições desafiadoras, como seca e estresse térmico.

Condições climáticas extremas e variadas também significam que doenças e surtos de pragas são difíceis de prever e controlar. É por isso que as medidas de proteção mais precoces possíveis são importantes, como o novo tratamento de sementes da BASF Vercoras. Ele fornece às sementes proteção de amplo espectro contra importantes doenças transmitidas pelas sementes e pelo solo, como a perna preta e contra danos causados por insetos de besouros de pulga.

Além disso, o xarvio FIELD MANAGER da BASF Digital Farming, uma ferramenta automatizada e digital de otimização de culturas usada em todo o mundo, ajuda a proteger os campos da semeadura à colheita, combinando e analisando constantemente uma ampla gama de insumos agronômicos, incluindo dados climáticos e riscos da estação, como doenças . A partir dos dados, recomenda quando, onde e quanta proteção de cultivos aplicar.

Reduzir as emissões na agricultura

Para reduzir as emissões e o uso de água no cultivo de arroz, a BASF está trazendo inovações para a Ásia e combinando-as com produtos já disponíveis. A empresa oferecerá duas características tolerantes a herbicidas que podem ser usadas em sistemas híbridos de arroz semeado direto como alternativa ao arroz em casca. Quando as características são cultivadas na cultura do arroz e combinadas com os herbicidas complementares como um sistema, isso permite o controle de plantas daninhas que reduzem a qualidade e ajuda a reduzir as emissões através da opção de semeadura direta. Para a região Ásia-Pacífico, o Clearfield Rice System já está disponível, e o Provisia Rice System deve ser lançado em meados da década.

Combinados com soluções digitais da BASF, os produtores de arroz podem reduzir as emissões de carbono em até 50% por tonelada de produto.

Produção local de alimentos

A BASF está otimizando a proteção de sementes e cultivos para o cultivo de alimentos em ambientes fechados. Em 2021, o negócio de sementes de hortaliças da empresa, comercializado sob a marca nunhems, inaugurou uma nova estufa de última geração para o cultivo de variedades de sementes de hortaliças.

As tecnologias avançadas de cultivo interno economizarão água, energia e outros insumos agrícolas e serão combinadas com as variedades de sementes de hortaliças da BASF criadas especificamente para essas condições. A empresa está empregando estufas como essas para fornecer pesquisas fundamentais para produzir e colher com eficiência frutas e hortaliças, como tomate, pepino, pimentão e alface ao longo do ano.

Como parceiros de inovações em sementes de hortaliças, as BioSolutions da BASF, como Velifer BioInsecticide e Serifel BioFungicide, são otimizadas para desempenho em ambientes de estufa e continuarão a ser lançadas em todo o mundo, inclusive na UE, China e América Latina nos próximos anos.

Mais informações em https://agriculture.basf.com/global/en/innovations-for-agriculture.html

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024