BASF lança Sistema de Arroz Provisia no Brasil

A tecnologia chega para auxiliar o agricultor no manejo de plantas daninhas resistentes na cultura do arroz; produtores poderão contar com a tecnologia completa na safra 2022/23

01.02.2022 | 09:26 (UTC -3)
Vanessa Oliveira

A BASF lançou nesta terça-feira (01/02) o Sistema Provisia para a cultura do arroz. A tecnologia, que será oferecida por meio da marca de sementes Lidero, conta com tolerância ao novo herbicida Provisia 50 EC e estará disponível aos agricultores brasileiros na safra 2022/23. Recomendada em rotação com o Sistema Clearfield, o lançamento chega para ser mais um aliado no combate a plantas daninhas que são verdadeiros pesadelos para os orizicultores, como o capim arroz e o arroz vermelho.

O Sistema Provisia é lançado em um cenário exigente, de alto teto produtivo e produção diversificada, que envolve outros cultivos como soja, milho, forrageiras e integração lavoura e pecuária. Ao mesmo tempo em que esse modelo oferece ao produtor a possibilidade de maior fluxo de caixa e aumento de rentabilidade, também exige maior planejamento dos manejos. “As tecnologias não podem perturbar o sistema”, lembra o pesquisador da Universidade de Santa Maria, Enio Marchezan.

Com presença no mercado de tecnologias para arroz desde a década de 1970 com o herbicida Basagran, a BASF tem ajudado a construir os avanços produtivos dessa cultura no Brasil. Em 2000 lançou o sistema Clearfield, um marco no manejo do temido arroz vermelho. Contudo, o uso continuado dessa tecnologia, motivado pela praticidade do manejo, acabou por esbarrar no fantasma de daninhas resistentes à aplicação de herbicidas. Situação que a empresa busca prevenir através da recomendação expressa de que o produtor realize rotação. “É importante começar com variedade Clearfield. No ano posterior cultivar soja, pastagem ou preparo de verão. E só então entrar com as sementes Lidero na sequencia. Fazemos isso para preservar as duas tecnologias”, explica o gerente de Desenvolvimento de Mercado Sul da BASF, Sergio Silva.

Resultados obtidos pela BASF com a tecnologia em áreas comerciais
Resultados obtidos pela BASF com a tecnologia em áreas comerciais

O herbicida Provisia (quizalofope-P-etílico: ácido ariloxifenoxipropiônico), parte importante do novo sistema, irá oferecer um mecanismo de ação alternativo para o controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura, como arroz vermelho e capim arroz, além daquelas resistentes a acetolactato sintase (ALS). Mas além da resistência à aplicação ao produto as sementes Lidero se destacam pelo potencial produtivo. Em 34 áreas comerciais testadas pela BASF o incremento de produtividade chegou a 25%. “O produtor ganha no controle de daninhas e nos resultados de produtividade pela genética que os híbridos oferecem”, aponta o gerente de Sementes de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da BASF, José Mauro Guma.

Sergio Silva, Luciano Pizzuti e José Mauro Guma
Sergio Silva, Luciano Pizzuti e José Mauro Guma

O lançamento do Sistema Provisia faz parte do investimento global da BASF de 900 milhões de euros ao ano em pesquisa e desenvolvimento

Novo herbicida

O herbicida Provisia 50 EC irá oferecer um mecanismo de ação alternativo para o controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura, como: Arroz Vermelho e o Capim-Arroz e as resistentes à acetolactato sintase (ALS).

"O Sistema Provisia chega para contribuir com o legado dos rizicultores do país. Acreditamos que o fortalecimento e a longevidade do sistema produtivo do agricultor passam pela estratégia de diversificação de culturas e integração de práticas de manejo", ressalta Luciano Pizzuti, gerente de Marketing de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da BASF.

Cultivando híbridos de arroz

As sementes híbridas de arroz da BASF auxiliam o agricultor para o alcance de altas produtividades. E na estratégia de oferecer um Sistema robusto e completo para o agricultor, ainda na safra 2022/23, a BASF irá disponibilizar os novos Híbridos de Arroz Provisia com a tolerância ao herbicida Provisia 50 EC.

As cultivares híbridas Lidero, marca de arroz da BASF, contarão com uma genética avançada, alto teto produtivo e qualidade de grãos.

"A disponibilização de novas cultivares, desta vez com a tecnologia Provisia, reforça o compromisso da BASF em entregar soluções cada vez mais completas e conectadas para os rizicultores do país. Investimos e estamos trabalhando muito nos ensaios para que os híbridos de arroz Lidero com a Tecnologia Provisia também possam expressar patamares de produtividade semelhantes ou superiores aos obtidos na última safra", afirma José Mauro Guma.

Compromisso

O Sistema Provisia faz parte do investimento global da BASF de € 900 milhões ao ano em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para o agricultor e chega para revolucionar o cultivo de arroz no Brasil. O objetivo é auxiliar o agricultor em seus principais desafios no campo, a partir da:

• Adoção dos novos Híbridos de Arroz Provisia com alto teto produtivo e qualidade de grãos;

• Utilização do novo herbicida Provisia 50 EC;

• Integração dos sistemas de produção: Clearfield e Provisia;

• Rotação de culturas e adoção de boas práticas de manejo.

"Essa é mais uma solução conectada desenvolvida pela BASF que nasceu com o um compromisso de ajudar os agricultores, a agricultura e as gerações futuras a encontrar o equilíbrio ideal para o sucesso no campo. Os agricultores sempre fizeram o maior trabalho da terra e estamos ao lado deles há mais de 100 anos apoiando com inovações cada vez mais sustentáveis“, reforça Hugo Borsari, diretor de Sementes de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

Hugo Borsari
Hugo Borsari

Para os próximos anos, o Sistema também estará disponível em importantes mercados da América Latina.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024