BASF lança dispersante biodegradável no mercado agroquímico

A iniciativa visa atender às regulamentações globais, como o Acordo Verde da União Europeia

07.04.2025 | 14:00 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Montserrat Franco Rojas

A BASF anunciou o lançamento do Sokalan CP 301, seu primeiro dispersante prontamente biodegradável para o mercado agroquímico. A iniciativa visa atender às regulamentações globais, como o Acordo Verde da União Europeia, que buscam promover produtos químicos mais seguros e sustentáveis no ambiente.

Dispersantes são aditivos essenciais em formulações agrícolas. Eles garantem a distribuição homogênea dos ingredientes ativos e aumentam a estabilidade das formulações.

No entanto, aditivos não biodegradáveis podem persistir no ambiente após serem aplicados no campo, gerando preocupações sobre os impactos ambientais. A indústria aguarda, inclusive, a implementação de regulamentações mais rigorosas para esse tipo de substância.

A BASF destaca que, até o momento, existem poucas opções biodegradáveis de dispersantes com alta performance, já que essa característica frequentemente compromete a estabilidade de armazenamento das formulações. Contudo, a empresa afirma ter superado esse desafio com o Sokalan CP 301.

"Graças à experiência de nossos químicos e especialistas em aplicações, identificamos com sucesso um dispersante que atende aos critérios de biodegradabilidade em lodo e solo, ao mesmo tempo em que demonstra desempenho excepcional na dispersão de ingredientes ativos desafiadores e mantém a estabilidade durante o armazenamento", afirmou Laszlo Szarvas, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da BASF.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025