Sistema de Certificação Sanitária é confiável, diz UE
Tecnologia que facilita o diagnóstico de doenças em culturas como soja, feijão, milho e algodão passa agora a contemplar a cultura do trigo.
A Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, sediada em Não-Me-Toque (RS) receberá, nesta quarta-feira (17/03), 18 aparelhos Digilab, uma tecnologia de serviço oferecida pela BASF aos seus parceiros. O Digilab é um sistema que auxilia o produtor na identificação dos primeiros sintomas das principais doenças, em diferentes culturas, e ajuda no procedimento correto de prevenção e controle. Em constante evolução, a tecnologia que já possui uma plataforma para análise de soja, milho, arroz e feijão, agora também dispõe de um banco de dados para o trigo.
Com um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes, o equipamento traz um software exclusivo, com um vasto banco de dados e imagens das principais doenças em diferentes cultivos. Com algumas amostras de partes das plantas, como folhas e caules, os profissionais técnicos da Cotrijal terá condições de diagnosticar com precisão o que está acontecendo naquela amostra.
A cerimônia de entrega será feita no estande da BASF na Expodireto e terá a presença de Clairton Silva, gerente de Negócios Cereais Sul da BASF no Brasil, além de executivos da empresa. Representando a Cotrijal estarão no evento um grupo de engenheiros agrônomos.
Conforme Cleber Castro, gerente Regional de Vendas de Passo Fundo da BASF, a empresa e a cooperativa têm uma parceria de longa data. "O relacionamento fica cada vez mais estreito por conta do perfil de inovação tecnológica da BASF, da relevância da Cotrijal na agricultura brasileira e sinergia de valores e princípios entre os parceiros", diz.
Segundo ele, a Cotrijal é uma das principais cooperativas brasileiras e tem um diferencial técnico muito grande em sua região tanto que seu trabalho é reconhecido nacionalmente. "Por isso há cada vez mais estreitamento nas relações entre a Cotrijal e BASF como pode ser visto neste caso com a distribuição do Digilab na Expodireto", explica Castro.
Na opinião de Robson Sandri, coordenador Técnico da Cotrijal, o novo serviço irá ajudar muito. "Vamos conseguir um melhor manejo de culturas como soja, milho e trigo porque o agrônomo vai visualizar com mais precisão a doença e orientar melhor os cooperados. É também importante porque o sistema está conectado à Internet pela qual se pode comunicar rapidamente com todos os envolvidos", justifica.
O coordenador Técnico da Cotrijal salienta que a grande diferença desse serviço está na conectividade em tempo real integrando profissionais de assistência técnica, pesquisadores e produtores. "Com a rapidez da ferramenta, pode-se ter diagnóstico preciso no meio do campo no mesmo dia", elogia.
O serviço Digilab, além do diagnóstico, tem a possibilidade de gerar mais informações práticas e técnico-científicas por intermédio dos chats (salas de bate-papo) e dos fóruns de debates na internet, com base no conceito de conectividade, criado no prêmio Top Ciência. Esses espaços virtuais reunirão especialistas e interessados em discutir temas relacionados a tecnologias para o homem do campo, desenvolvendo naturalmente agrocomunidades virtuais ou redes sociais de profissionais do meio rural e ciências agrárias.
Mais informações podem ser obtidas no endereço
.
Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura