Falta de chuva compromete qualidade do grão de soja no Rio Grande do Sul
A BASF em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) acabam de apresentar aos orizicultores catarinenses uma nova cultivar de arroz irrigado para o Sistema de Produção Clearfield visando o manejo de plantas do Arroz Vermelho, intitulada SCS117 CL.
A novidade foi apresentada no último dia 16, na Estação Experimental da Epagri de Itajaí, onde se desenvolve atividades de pesquisa, difusão de tecnologia e formação de recursos humanos. Atualmente a Estação executa um terço das atividades de pesquisa científica da Instituição. “Os produtores de arroz puderam observar in loco todo o potencial da cultivar, já que passaram pelas áreas de produção das sementes básicas e também em algumas áreas experimentais de confirmação de pesquisa muito promissoras” afirmou o coordenador do Projeto Arroz da Estação Experimental da Epagri, Moacir Antônio Schiocchet.
Fruto da parceria entre as duas instituições, a cultivar foi desenvolvida especialmente para cultivo na região de Santa Catarina, mas pode ter seu plantio estendido para outras regiões do Brasil. Além disso, faz parte do Sistema de Produção Clearfield Arroz, que combina três importantes fatores de produção: a semente certificada da cultivar SCS117 CL, o herbicida Only e um Programa de Sustentabilidade, que visa dar longevidade ao Sistema.
Dentre as principais características da cultivar, valem ressaltar a tolerância ao herbicida Only® para o manejo químico do Arroz Vermelho, tolerância ao acamamento, o elevado potencial de rendimento, a estabilidade de produção, o alto rendimento industrial, a alta qualidade culinária e a adequação ao processo de parboilização. Porém, seu grande diferencial está no fato de apresentar grande adaptação ao sistema de cultivo pré-germinado, que se caracteriza pela implantação da cultura com sementes pré-germinadas, distribuídas a lanço, em solo previamente sistematizado e inundado com lâmina da água.
“O sistema pré-germinado é uma das alternativas para áreas que apresentam restrição para alta produtividade, principalmente em áreas com alta infestação de arroz vermelho. Nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o sistema ocupa, respectivamente, 100% e 12% da área total de arroz irrigado” afirma, Schiocchet.
O objetivo da parceria entre a BASF e a Epagri é contribuir para o desenvolvimento da orizicultura nacional, oferecendo alta tecnologia aos produtores por meio da aquisição de sementes produzidas de acordo com o Sistema Nacional de Produção de Sementes ou Sementes Certificadas.
A Epagri é titular exclusiva do direito de propriedade intelectual da cultivar de arroz e a BASF é detentora dos direitos de propriedade intelectual da Tecnologia Clearfield, incluindo o que se refere à sequência genética, bem como tolerância ao herbicida Only. A expectativa é que até o fim de 2013, 20% da área semeada com arroz irrigado em Santa Catarina utilize a cultivar.
A multiplicação de sementes está sendo efetuada em todas as regiões orizícolas de Santa Catarina. Dessa forma, será possível avaliar o desempenho da nova cultivar em todas as regiões. “Para se ter uma ideia, praticamente todas as regiões produtoras de arroz do estado catarinense estão infestadas com arroz vermelho. Sendo assim, vamos realizar Dias de Campo e reuniões com produtores, além do envio de amostras para a indústria para difundir a cultivar com a Tecnologia Clearfield” afirma Airton Leites, Gerente Desenvolvimento de Mercado – Cereais-Sul da BASF.
Os estudos acerca da SCS117 CL tiveram início em 1999, quando se realizou o cruzamento entre plantas de arroz da variedade Epagri 109 e uma linhagem proveniente do cruzamento entre Irga 369 e AS 3510, esta última portadora do gene de resistência ao herbicida Only. Após a estabilização das características agronômicas e comprovada a resistência ao herbicida Only, uma linhagem foi selecionada e denominada de SC 536.
Em 2011, a linhagem SC 536 foi registrada e protegida no Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), para cultivo em Santa Catarina com o nome de SCS117 CL. A tolerância do arroz Clearfield ao herbicida Only foi obtida em 1993 em pesquisas desenvolvidas pela Universidade de Lousiana, nos Estados Unidos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura