BASF alerta produtores para controle do arroz vermelho

27.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

A BASF participa do 5° Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz, que ocorre nos dias 27 e 28 de agosto de 2009, no auditório da Câmara Municipal da Lagoa da Confusão/TO.

Atualmente, Tocantins é o quinto estado brasileiro com maior produção de arroz, com aumento em torno de 2,5% na safra 2009.

Com objetivo de fortalecer o setor arrozeiro e impulsionar o desenvolvimento do cultivo em virtude do ambiente produtivo, serão realizadas 12 palestras nos dois dias do Seminário. Um dos destaques do primeiro dia será a palestra do gerente de projetos Clearfield da BASF, Airton Leites, sobre o Sistema de Produção Clearfield. “É de extrema importância para os produtores de Arroz do Tocantins estar informados sobre o manejo apropriado do Sistema Clearfield, pois o uso inadequado pode resultar em plantas de arroz vermelho resistente, bem como na perda da única alternativa disponível no mercado para o controle dessa invasora”, ressalta.

O Arroz Vermelho é uma invasora de difícil controle pelo elevado grau de infestação em áreas contaminadas. Por ser da mesma espécie do arroz cultivado, o manejo requer uma combinação de diferentes práticas culturais, sendo que uma das mais eficientes alternativas consiste na utilização do Sistema de Produção Clearfield Arroz, que combina cultivares e híbridos resistentes ao herbicida para o controle do arroz vermelho, utilizando um Programa de Monitoramento continuo.

A BASF, em parceria com o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) e outras entidades do setor, lançou, em março desse ano, a Campanha “Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho” com recomendações importantes para os arrozeiros. “Vale ressaltar a necessidade de conscientização para o uso de herbicida registrado, nas doses recomendadas, manejo de água e observar o controle de escapes, buscando a sustentabilidade do setor”, explica Leites.

Para outras informações:

e

*Os defensivos agrícolas apresentados neste texto são produtos registrados pela BASF.

*Com referência às restrições estaduais, do Distrito Federal e municipais: vide rótulo e bula dos produtos.

Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025