Banco do Brasil anuncia que não faltará dinheiro para produtor rural

01.04.2011 | 20:59 (UTC -3)

"Não há limitação de recursos para aplicar no Pronaf". A informação foi repassada pelo superintendente regional do Banco do Brasil, Marcos Frade, durante o encontro de lideranças sobre Crédito Rural. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (31), no auditório do Memorial do Milho, numa realização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Emater; do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas e do Banco do Brasil.

 

Prefeitos, deputados federais e estaduais, representantes de sindicatos e produtores rurais participaram do encontro. Os objetivos foram impulsionar a aplicação de crédito rural na região, através das parcerias com instituições diversas, melhorar a renda do produtor, estimular investimentos no setor ruralm, favorec er o custeio para produção e comercialização e consequentemente, fortalecer o agronegócio.

 

O superintendente do Banco do Brasil informou que a instituição investiu na safra 2009/2010, cerca de R$ 808 milhões. Na safra 2010/2011, o volume de recursos já supera R$ 622 milhões. Segundo ele, as operações ainda não finalizaram, no entanto, verificamos que aproximadamente 80% do crédito rural desta região são formalizados pelo Banco do Brasil. "Para expandir estas aplicações de crédito do Pronaf, contamos com as parcerias das prefeituras, dos sindicatos, das cooperativas, das associações", acrescentou. Ele observou que a estratégia nacional é promover o Desenvolvimento Rural Sustentável com uma avaliação da cadeia produtiva de forma a: reduzir riscos; aumentar a produtividade; identificar mercados; aumentar o acesso á assistência técnica; absorver novas tecnologias e facilitar o acesso ao crédito.

 

O secretário de estado de Agricultura, Elmiro Alves do Nascimento, destacou o potencial do Brasil para a agricultura e pecuária, responsável por 80% da economia nacional. "O comércio se movimenta pelo que é gerado no campo", enfatizou. De acordo com ele, o governador Anastasia está empenhado em fomentar a agropecuária mineira. Ele destacou ainda que a região detém o 1º lugar na produção de leite do Estado e o 2º no Brasil.

 

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cláudio Nasser de Carvalho, comentou que o setor rural precisa ser valorizado e motivado. Ele conclamou os produtores a participarem no dia 05 de abril de um movimento em Brasília, pela aprovação de mudanças no Código Florestal. "O Código como está proposto inviabiliza a atividade rural. Ele apresentou ainda, a proposta da AgroFena - Feira do Agronegócio que acontecerá durante a 53ª Fenamilho. "Esta feira irá colocar a Fenamilho e Patos de Minas como grande referência para o fomento do agronegócio. Já começa a dar resultados com esta reunião. O superintendente do Banco do Brasil salientou que irá disponibilizar recursos para financiar aquisição de insumos e equipamentos, dentre outros investimentos para o produtor rural.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas

fenamilho@fenamilho.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro